Skip to Main Content (Press Enter)

Sistema de Produção Toyota

O nosso mundialmente famoso sistema de produção otimizada
A forma como fabricamos veículos é definida pelo Sistema de Produção Toyota (TPS). Trata-se de uma filosofia de fabrico original que visa eliminar o desperdício e alcançar a melhor eficiência possível - o que é frequentemente designado por metodologia "lean" ou "Just-In-Time".
  • Sistema de produção otimizada

    O Sistema de Produção Toyota é há muito reconhecido como uma forma de eliminar o desperdício e alcançar uma elevada eficiência. No entanto, a sua essência é tornar o trabalho mais fácil e menos oneroso para os trabalhadores, com o objetivo de criar um trabalho com significado. No centro do TPS estão os conceitos de Jidoka e Just-In-Time. Ao aplicar estes conceitos, somos capazes de produzir os nossos produtos de forma eficiente e ao ritmo da procura dos clientes. Isto significa que cada veículo cumpre os nossos padrões de alta qualidade e os requisitos individuais dos nossos clientes.

  • Os nossos dois conceitos-chave

    Jidoka, um termo japonês que pode ser traduzido como "automação com um toque humano" ou "automação inteligente", é um método para identificar e corrigir rapidamente quaisquer problemas que possam levar a produtos defeituosos. Em qualquer altura ou etapa do processo de fabrico, os nossos membros podem parar literalmente a linha de produção para evitar a criação de problemas que outros possam encontrar no futuro. Ao mesmo tempo, alerta todos os membros da equipa para o defeito ou problema encontrado na linha de montagem e toda a produção para para o reparar.

    O Just-In-Time consiste em aperfeiçoar e coordenar cada processo de produção de modo a produzir atempadamente apenas o que é necessário para o processo seguinte.

  • TPS: adotado em todo o mundo

    Os primeiros conceitos de TPS vieram do pai fundador da Toyota, Sakichi Toyoda. As suas invenções de teares foram motivadas pelo seu desejo de facilitar o trabalho da sua mãe e de incorporar qualidade no produto. À medida que a Toyota se transformou num fabricante de automóveis, o TPS evoluiu para utilizar a identificação de desperdícios como motor do Kaizen, ou melhoria contínua, do ponto de vista da qualidade, da eficiência e do Just-In-Time.  O sistema TPS tem sido estudado, adaptado e utilizado em todo o mundo, não apenas por fabricantes, mas por todos os tipos de empresas que pretendem tornar o seu desempenho mais eficiente. 

  • Jidoka

    O Jidoka é uma forma de detetar problemas e tomar medidas imediatas para corrigir falhas em qualquer fase do processo de produção. Os trabalhadores da fábrica estão habilitados a parar a linha se houver um problema e a transmitir informações para apoiar a rápida resolução de problemas. Através da aplicação desta forma de pensar, os processos e máquinas automatizados são configurados para detetar automaticamente um problema e parar em segurança. Isto permite uma inspeção e a realização de eventuais ajustes necessários. Desta forma, o sistema ajuda a evitar que os problemas voltem a ocorrer, mantendo assim a qualidade e a elevada produtividade.

  • Just-In-Time

    Just-In-Time significa fazer apenas o que é necessário, quando é necessário e na quantidade necessária, em todas as fases da produção. Isto significa que nos esforçamos por obter uma qualidade consistente, um fluxo de produção uniforme e um manuseamento de peças simplificado. Para tal, é necessário que a linha de produção seja abastecida com todas as peças corretas. À medida que as peças são utilizadas, o novo stock é entregue no momento certo e na quantidade certa, evitando interrupções ou abrandamentos no processo de produção. O sistema Kanban é fundamental para o processo Just-In-Time. Fornece um método automático e em tempo real para reabastecer peças na linha e manter um stock mínimo.

  • TPS no escritório

    O TPS também é aplicado ao nosso trabalho de escritório. Aqui, o Jidoka é totalmente adotado para clarificar e garantir que cada tarefa satisfaz as necessidades dos nossos clientes internos. Isto significa que menos tempo é gasto em retrabalho ou outras atividades sem valor acrescentado. No escritório, estamos a encontrar formas inteligentes de garantir que a qualidade é incorporada nos nossos processos, aplicando a automatização inteligente aos nossos fluxos de trabalho simplificados. Além disso, o conceito de Just-In-Time é demonstrado pela nossa procura contínua de reduzir o tempo de execução das nossas tarefas. Sermos mais rápidos a responder às mudanças no mercado permite-nos otimizar ainda mais os nossos recursos.