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Qualidade, História e Tradições

O legado da Toyota foi construído com base na qualidade.
Desde o primeiro dia, a Toyota tem dado prioridade à elevada qualidade dos seus produtos e serviços. Ao longo dos anos, introduzimos princípios e processos para assegurar que os nossos níveis de qualidade continuam a melhorar.
  • Qualidade desde o primeiro dia



    Ao longo dos nossos quase 100 anos de existência - mesmo desde os dias do negócio original de tecelagem da família Toyoda e antes de começarmos a fabricar veículos - construímos uma reputação global de fornecimento de produtos e serviços de alta qualidade. É algo que estamos empenhados em manter e prolongar. Além disso, desde o primeiro dia, a Toyota tem levado a cabo atividades de garantia de qualidade, resultando em avaliações de topo por parte dos nossos clientes. Melhoramos constantemente os nossos conhecimentos, processos, produtos e serviços para proporcionar níveis de qualidade cada vez mais elevados em tudo o que fazemos.

  • Princípios de garantia da qualidade


    Os princípios fundamentais subjacentes ao nosso sistema de garantia de qualidade, incluindo “O Cliente em Primeiro Lugar”, “A Qualidade em Primeiro Lugar” e “Genchi Genbutsu” (Ir e Ver no Local), foram estabelecidos aquando da fundação da empresa. Desde então, estes princípios têm sido transmitidos e estão hoje presentes em todos os níveis organizacionais da Toyota, desde o chão de fábrica até à direção executiva. Orgulhamo-nos destas tradições, que continuamos a desenvolver e a melhorar para enfrentar novos desafios. Nos últimos tempos, o nosso processo de Controlo de Qualidade Total ajudou-nos a melhorar continuamente a qualidade e a fiabilidade dos nossos veículos.

  • Qualidade significa estar orientado para o cliente


    Em 1969, a Toyota no Japão já tinha introduzido um sistema de recolha de veículos. Nessa altura, utilizámos uma série de anúncios de jornais de grande visibilidade para mostrar como os clientes são a nossa primeira preocupação para garantir a qualidade em todos os aspetos do nosso negócio. Este compromisso é tão relevante hoje como era na altura. A recolha de informações e a análise do feedback dos clientes ajuda-nos a planear novos produtos, a elevar os padrões de qualidade e a melhorar a forma como trabalhamos e os serviços que prestamos.

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    A origem do Princípio de Andon

    O Princípio de Andon foi criado por Sakichi Toyoda em 1924 para permitir que a sua máquina de tear automático Tipo G parasse sempre que ocorresse um problema. Originalmente, referia-se a um botão ou corda de puxar, que parava automaticamente a produção quando era ativado por um membro do pessoal. O termo provém da palavra japonesa para lanterna de papel, referindo-se a um sinal iluminado que notificava alguém de um problema. Atualmente, Andon refere-se a um auxílio visual que destaca um problema em que é necessária uma ação numa área ou posto de trabalho específico. Isto permite encontrar uma solução antes que seja demasiado tarde para a retificar.



  • A contribuição do Sistema de Produção Toyota para a qualidade

    Em 1955, com o forte apoio do executivo da Toyota, Eiji Toyoda, o engenheiro Taiichi Ohno e a sua equipa tornaram-se os catalisadores do Sistema de Produção da Toyota que conhecemos atualmente. Este sistema aumenta a velocidade de produção, a qualidade e a satisfação do cliente. É o termo que engloba o Jidoka, o Just-in-Time e os nossos outros protocolos de qualidade. Ao aplicar estes conceitos, conseguimos produzir veículos de forma rápida e eficiente. Isto permite que todos cumpram os nossos padrões de alta qualidade e os requisitos individuais dos nossos clientes.