UMA EXPERIÊNCIA PERSONALIZADA PARA O UTILIZADOR
A Toyota criou uma experiência de utilizador coerente, intuitiva e personalizada, pensada para ir além das expetativas do cliente e reconhecendo o valor que os clientes de hoje atribuem a um ecossistema automóvel conectado, onde podem usar uma aplicação no seu telemóvel, um ecrã tátil ou comandos de voz para controlar uma ampla gama de funções. O objetivo foi o de criar uma experiência clara, intuitiva e personalizada que antecipa as necessidades do utilizador.
Um cenário de boas-vindas desenvolve-se automaticamente quando o condutor se aproxima de seu veículo, com as luzes exteriores a tornarem-se mais fortes – incluindo a da nova assinatura luminosa do Toyota C-HR na porta traseira. As configurações preferidas do condutor para (quando disponíveis) posição do banco, visor digital da instrumentação, head-up display e ecrã multimédia são aplicadas automaticamente.
O Toyota C-HR apresenta um novo painel de instrumentos, atrás do volante, totalmente digital de 12,3 polegadas (dependendo do nível de equipamento). Esse mostrador pode ser regulado para dar prioridade a diferentes conteúdos de acordo com a preferência do condutor ou o tipo de viagem em curso destacando, por exemplo, as informações das funções ativas ADAS (Assistência à condução) quando o carro entra numa autoestrada. Existem três configurações predefinidas que podem ser personalizadas usando os comandos no volante. A qualidade e a facilidade de utilização são promovidas pelo uso consistente de cores e pelas fontes escolhidas para o painel de instrumentos e para o ecrã multimédia.
O sistema de iluminação ambiente do Toyota C-HR oferece uma ampla gama de cores para permitir opções de iluminação interna direta e indireta para refletir o ambiente do habitáculo – frio ou quente – ou a hora do dia. O esquema de iluminação também ajuda a aumentar a segurança: os alertas sonoros e visuais do sistema de Assistência de Saída Segura são reforçados com a passagem da iluminação interna para vermelho, para avisar que uma porta está a ser aberta quando existe risco de colisão com o trânsito ou a aproximação de ciclistas na traseira do veículo.
O novo Toyota C-HR estará disponível com o sistema multimédia Toyota Smart Connect, incluindo (de acordo com nível de equipamento) um ecrã tátil de 8 ou de 12,3 polegadas, agente de voz a bordo e conectividade para smartphone via Apple CarPlay (sem fios) ou Android Auto. O sistema fornece informações sobre a autonomia elétrica e locais de carregamento nas suas imediações na função POI (Pontos de Interesse). Os utilizadores poderão também usar a aplicação e smartphone MyT para controlo remoto das funções do veículo, incluindo o funcionamento do sistema de ar condicionado para aquecer ou arrefecer o carro antes de iniciar uma viagem.
SEGURANÇA AVANÇADA E ASSISTÊNCIA AO CONDUTOR
Todas as versões do novo Toyota C-HR beneficiarão do mais recente conjunto de recursos de segurança ativa e de assistência ao condutor do Toyota Safety Sense. A sua intervenção e funcionalidades foram ampliadas para assegurar uma proteção ainda maior contra muitos riscos de acidentes comuns e para reduzir a pressão sobre o condutor. Para maior comodidade, futuras atualizações de software do sistema podem ser fornecidas pelo ar, sem a necessidade de uma visita ao concessionário.
Entre as principais novidades estão a nova supressão de aceleração que retarda qualquer uso repentino do acelerador quando o risco de colisão com um veículo à frente é detetado. Outra inovação, o Proactive Driving Assist (PDA) funciona a baixas velocidades, proporcionando uma desaceleração suave quando o condutor desacelera ao aproximar-se de um veículo mais lento ou ao entrar numa curva. Inclui ainda a Assistência à Direção, que reconhece a chegada a uma curva e ajusta a força da direção para ajudar o condutor a descrever uma trajetória suave e estável.
APOIANDO A SUSTENTABILIDADE E REDUZINDO O CARBONO
Foram tomadas amplas medidas para reduzir as emissões de carbono e incrementar o uso de materiais reciclados, apoiando a sustentabilidade e o conceito de economia circular.
Comparado com o seu antecessor, o novo modelo tem o dobro de conteúdos de plásticos reciclados – usados em mais de 100 peças e componentes diferentes. É o caso de um novo tecido para o estofamento dos bancos feito de garrafas PET recicladas.
Os para-choques são feitos num novo material de resina que é pré-colorido no molde – uma inovação que permite economizar centenas de toneladas de CO2. Foram conseguidas poupanças adicionais com a adoção de um novo processo de pintura automatizado que usa tintas à base de água e de um novo material livre de origem animal como alternativa ao couro para o revestimento do volante.
Foram igualmente tomadas medidas nas áreas do design e da tecnologia para reduzir o peso do carro, incluindo novos aços de alta resistência e um novo conceito de teto panorâmico. O teto panorâmico fixo possui películas de baixas emissões e redução de raios infravermelhos que mantêm o calor dentro do habitáculo no inverno e evitam o sobreaquecimento no verão. Isso evita a necessidade de uma persiana convencional, economizando 5 kg de peso, aumentando a altura disponível no interior em 3 cm e reduzindo a necessidade de usar o ar condicionado para manter uma temperatura confortável.