POTÊNCIA E EFICIÊNCIA COM A NOVA MOTORIZAÇÃO ELÉCTRICA
A motorização elétrica de elevado desempenho proporciona à PROACE MAX a potência, o conforto e a eficiência de custos que as empresas procuram. O sistema produz 200 kW (270 cv) de potência e 410 Nm de binário, proporcionando a força necessária para enfrentar tarefas mais difíceis.
Com uma autonomia até 420 km (norma WLTP), a PROACE MAX é capaz de desempenhar confortavelmente a maioria das tarefas diárias típicas. O condutor pode ajustar o desempenho com três modos de condução de acordo com as suas necessidades, utilizando um botão junto ao seletor de mudanças na consola:
- O modo ECO otimiza a autonomia, limitando a potência de saída a 120 kW (163 cv).
- O modo NORMAL proporciona um bom equilíbrio entre potência e eficiência, limitando a potência a 160 kW (218 cv).
- O modo POWER coloca a tónica no desempenho total, permitindo que o sistema forneça todo o seu potencial de 200 kW (270 cv).
O sistema de travagem regenerativa permite obter mais benefícios. Este sistema capta a energia cinética gerada durante a desaceleração e a travagem e devolve-a como energia elétrica para carregar a bateria.
O condutor pode selecionar o seu nível preferido de travagem regenerativa utilizando as patilhas atrás do volante. Existem quatro níveis à escolha, que proporcionam diferentes graus de desaceleração quando o condutor retira o pé do pedal do acelerador. Quanto mais elevado for o nível, mais rapidamente o veículo abrandará e maior será o nível de energia que será recuperada.
A bateria de iões de lítio de 110 kWh de capacidade pode ser recarregada até 80% em apenas 55 minutos quando se utiliza um sistema de carregamento rápido de 150 kW, ajudando a garantir que o tempo de paragem do veículo é minimizado. O veículo tem um carregador de 11 kW AC a bordo para apoiar o carregamento em empresas e residências durante a noite ou quando estacionado por períodos mais longos; um carregador de 22 kW AC está previsto ser introduzido em 2025.
MOTORIZAÇÕES A GASÓLEO
Estão também disponíveis duas motorizações a gasóleo, com o motor de 2,2 litros, transmissão manual de seis velocidades, que oferece 140 cv (103 kW) e 350Nm de binário ou 180 cv (132 kW) e 380 Nm.
TRANSFORMAÇÕES E PERSONALIZAÇÃO
Tipos de carroçaria
Para além das versões VAN, com a habitual fila única de bancos, existe a versão Cabina dupla, bem como, a versão em Chassis com dois comprimentos exteriores: 5.943 mm ou 6.308 mm, para ir ao encontro das necessidades específicas de cada empresa.
A PROACE MAX é o primeiro modelo PROACE a ser disponibilizado sob a forma de chassis-cabina, criando o potencial para uma vasta gama de diferentes carroçarias e transformações.
ACESSÓRIOS
Desde o início de vendas em Portugal, está disponível uma vasta gama de acessórios para aumentar a capacidade de carga, a segurança, a proteção do espaço de carga e a versatilidade.
A capacidade de carga pode ser aumentada com uma plataforma de tejadilho e uma escada traseira, enquanto o interior pode ser equipado com uma gama de sistemas de prateleiras e estantes. Podem ser especificados revestimentos em madeira e polipropileno e podem ser adicionadas calhas de fixação e cintas de carga para manter os artigos seguros. Existe também uma seleção de fechaduras de segurança melhoradas à escolha, juntamente com opções de engate de reboque para clientes que necessitem de puxar atrelados.
Para as versões elétricas, estão disponíveis cabos, bolsas para cabos e carregadores de parede (HomeCharge).
SISTEMAS ABRANGENTES DE SEGURANÇA E ASSISTÊNCIA AO CONDUTOR
Uma gama alargada de tecnologias de segurança Toyota de série proporciona paz de espírito, protegendo o veículo e os seus ocupantes.
A condução mais segura é apoiada por uma série de funcionalidades. Por exemplo, na PROACE 100% elétrica (BEV) existe, sistema de pré-colisão, o sistema de cruise control, reconhecimento de sinais, sistema de alerta de manutenção de faixa, sensores e câmara traseira.
MULTIMÉDIA E INSTRUMENTAÇÃO
Um sistema multimédia com um ecrã tátil de alta-definição de 10 polegadas é fornecido na PROACE MAX BEV. O conjunto de sistemas inclui um cartão SIM incorporado para aceder à navegação baseada na “cloud” com mapas em 3D e a vantagem de informações de trânsito atualizadas com base no feedback da comunidade. Outras caraterísticas incluem o reconhecimento de voz que responde a comandos de voz, Bluetooth e receção de rádio DAB. A instrumentação para o condutor é um ecrã digital a cores de sete polegadas atrás do volante.
O equipamento de série nos modelos a gasóleo é um ecrã central a cores de cinco polegadas com um painel de instrumentos digital monocromático. A integração fácil do smartphone é fornecida através do Apple CarPlay e do Android Auto.
Através da aplicação MyToyota para smartphone, os clientes podem aceder a serviços conectados adicionais e a informações sobre o seu veículo, tais como quilometragem, dados de velocidade e aceleração e lembretes de manutenção.
PRODUÇÃO EUROPEIA
O PROACE MAX marca uma colaboração mais profunda entre a Toyota Motor Europe e a Stellantis. A relação começou em 2012 e dá a ambas as empresas a oportunidade de otimizar os custos de desenvolvimento e produção. A Toyota PROACE MAX VAN elétrica a bateria é produzida na fábrica da Stellantis em Gliwice, Polónia. As restantes versões BEV e Diesel são produzidas em Atessa, Itália.
PROGRAMA DE LANÇAMENTO DO PRODUTO
O PROACE MAX será lançado de forma faseada, estando as primeiras entregas das versões VAN previstas para o último trimestre de 2024. Os furgões BEV serão disponibilizados posteriormente.
Nota: Todos os dados de desempenho estão sujeitos a homologação final. As especificações finais serão confirmadas no lançamento do produto em Portugal.