Travagem regenerativa
A introdução de um sistema de travagem regenerativa ajuda ainda mais o condutor a maximizar a autonomia do seu veículo. Este sistema capta a energia cinética gerada durante a desaceleração e a travagem e devolve-a como energia elétrica para carregar a bateria.
O condutor pode selecionar o seu nível preferido de travagem regenerativa utilizando as patilhas atrás do volante. Existem três níveis à escolha - leve, médio e forte, que proporcionam diferentes graus de desaceleração quando o condutor carrega no pedal do acelerador. Quanto mais elevado for o nível, mais rapidamente o veículo abrandará e maior será a quantidade de energia que será recuperada.
Motorizações diesel
O comprovado motor diesel de 2,0 litros e quatro cilindros da PROACE está disponível em duas versões: um motor de 140 cv (106 kW) com caixa manual de seis velocidades na PROACE e um motor de 180 cv (130 kW) com caixa automática de oito velocidades na PROACE VERSO. Está também disponível um motor de 1,5 litros com 120 cv DIN (88 kW), exclusivamente para a PROACE VAN.
Capacidade de carga
Para além de ter a potência necessária para fazer o trabalho, o furgão Toyota PROACE tem uma capacidade de carga em altura. O volume da área de carga atinge um máximo de 6,6 m3 (versão longa com sistema Smart Cargo) e a carga útil é a melhor do seu segmento com 1.200 kg. Quando é necessário transportar equipamento ou mercadorias adicionais, os utilizadores podem tirar partido de uma capacidade de reboque até 2500 kg (modelo 2.0L 140cv).
A sua altura de 1,9 m permite que o PROACE e o PROACE VERSO acedam a parques de estacionamento normais, enquanto as manobras em locais urbanos movimentados são facilitadas graças a um raio de viragem de 6,2 m para o modelo de comprimento médio e de 6,4 m no caso da versão longa.
PROACE CITY E PROACE CITY VERSO de 2024
Conhecidos em Portugal como Furgões Classe 1 de portagem, a PROACE CITY e PROACE CITY VERSO de 2024 apresentam também o novo design frontal da família PROACE, que lhes confere um aspeto mais contemporâneo e um carácter individual.
A versátil PROACE CITY pode ser especificada como furgão, enquanto a PROACE CITY VERSO é um veículo de passageiros versátil que pode acomodar até sete pessoas (o melhor da sua classe) para deslocações diárias ou transporte familiar flexível.
O furgão PROACE CITY mantém as excelentes capacidades de transporte de carga que o tornaram numa proposta premiada. Soluções de design inteligentes aumentam o espaço disponível até 4,4 m3 na versão com distância entre eixos longa - a maior capacidade do seu segmento - e 3,9 m3 no modelo com distância entre eixos normal.
A chave para maximizar o volume é o sistema Smart Cargo. Este sistema utiliza um banco do passageiro rebatível junto à porta e uma escotilha na antepara para aumentar o comprimento da carga em 1,3 m, de modo a permitir o transporte de objetos mais compridos, como escadas e tubagens. O comprimento máximo de carga é de 2,2 m - outro valor líder na sua classe.
O modelo elétrico a bateria tem uma carga útil máxima de 600 kg enquanto as versões a gasóleo podem transportar até 645 kg (na versão de distância entre eixos longa).
Para além do Bluetooth de série, a PROACE CITY oferece ainda nas versões mais equipadas a integração para smartphones com Apple CarPlay e Android Auto e uma porta USB.
Bateria elétrica
O sistema elétrico a bateria disponível no PROACE CITY e no PROACE CITY VERSO beneficia das mesmas atualizações técnicas aplicadas aos modelos PROACE de maiores dimensões (detalhes acima), juntamente com um novo motor elétrico, que confere ao veículo uma potência máxima de 100 kW (136 cv).
As atualizações permitiram aumentar a autonomia em 50 km, para 337 km (ciclo combinado WLTP) na PROACE CITY L1. Utilizando um sistema de carregamento rápido de 100 kW DC, a bateria de 50 kWh pode ser recarregada até 80% em cerca de 30 minutos.
A PROACE CITY e o PROACE CITY VERSO também beneficiam das caraterísticas do sistema de travagem regenerativa com captação de energia dos modelos PROACE de maiores dimensões, acima descritas.
Motorizações a gasóleo e a gasolina
Tanto o PROACE CITY está disponível com duas motorizações diesel de 1,5 litros: 102 cv (75 kW), com a designação 100, com uma caixa manual de seis velocidades e uma versão automática de oito velocidades com 130 cv (96 kW). A PROACE CITY VERSO acrescenta a estas duas motorizações um motor a gasolina de 1,2 litros com caixa manual de 110 cv (81 kW).
*Nota: Todos os dados de desempenho estão sujeitos a homologação final. As especificações finais serão confirmadas no lançamento do produto em Portugal.