e-puller - Puxador elétrico de cadeira de rodas
A Toyota co-desenvolveu o puxador elétrico de cadeiras de rodas para promover a sua visão de Mobilidade para todos nos Jogos Paraolímpicos de Paris 2024. O puxador elétrico para cadeira de rodas converte uma cadeira de rodas mecânica clássica numa solução de mobilidade elétrica alimentada por bateria, proporcionando mais liberdade de movimentos aos utentes de cadeiras de rodas.
O puxador para cadeiras de rodas foi desenvolvido em conjunto com a startup de mobilidade austríaca Klaxon, uma empresa especializada na criação de produtos que ajudem as pessoas em cadeiras de rodas a mover-se com maior facilidade e autonomia.
O puxador de cadeiras de rodas (e-puller) estará disponível enquanto decorrerem os Jogos Paris 2024:
• Na Aldeia Paralímpica serão disponibilizadas 50 unidades em mobilidade partilhada através da aplicação KINTO Mobility, para uso dentro da aldeia. Para poder utilizar o serviço, cada utente terá que encaixar um suporte na sua cadeira de rodas.
• Na Cerimónia de Abertura dos Jogos Paralímpicos pelo menos 150 unidades serão utilizadas pelos Comités Paraolímpicos Nacionais, atletas e funcionários.
A velocidade do puxador elétrico estará limitada durante a Cerimónia de Abertura dos Jogos Paralímpicos e quando estiver em uso na Aldeia Paralímpica. A sua autonomia média é de 25 km.
e-Puller: Puxador elétrico de cadeira de rodas
Especificações principais
|
Número de unidades
|
200
|
Autonomia
|
25 km
|
Velocidade máxima (km/h)
|
3-4 km/h durante a Cerimónia de Abertura dos Jogos Paraolímpicos
6-8 km/h na Aldeia Paraolímpica
|
Identidade visual da Toyota nos Jogos Paris 2024
Durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Paris 2024, todos os veículos Toyota, incluindo a frota eletrificada e soluções de mobilidade avançada, adotarão uma identidade visual específica, destacando a forte parceria entre a Toyota e os Jogos. O design único irá enfatizar a estratégia multifacetada da Toyota, onde cada uma das tecnologias presentes nos Jogos será identificável através de cores específicas.
Nota aos editores:
A Toyota Motor Europe NV/SA (TME) supervisiona as vendas grossistas e marketing de veículos, peças e acessórios Toyota, GR (Gazoo Racing) e Lexus, bem como as operações de fabrico e engenharia da Toyota na Europa. A Toyota emprega diretamente mais de 25 000 pessoas e investiu mais de 11 mil milhões de euros na Europa desde 1990. As suas oito fábricas europeias estão localizadas em Portugal, Reino Unido, França, Polónia, República Checa e Turquia. Hoje, existem aproximadamente 16,5 milhões de veículos Toyota, GR e Lexus nas estradas europeias, cujos condutores são apoiados por uma rede de 28 empresas nacionais de marketing e vendas e cerca de 2800 pontos de venda a retalho em 53 países (UE, Reino Unido, países da EFTA + Rússia, Israel, Turquia e outros países da Europa de Leste). Em 2022, a TME vendeu 1 080 975 veículos na Europa, o que representa uma quota de mercado de 6,4%. Para mais informações, visite Facts & Figures (toyota.eu) e www.toyota-europe.com.
A Toyota acredita que tudo é possível quando as pessoas são livres para se movimentar. Na busca pela “Mobilidade para Todos”, a Toyota pretende criar uma mobilidade mais segura, mais conectada, inclusiva e sustentável para cumprir a sua missão de gerar “Felicidade para Todos”. Na Europa, a TME lançou a marca de mobilidade KINTO, com uma gama de serviços de mobilidade em 14 países, que está a aumentar as suas vendas business-to-business de produtos de pilha de combustível com emissões zero e apoio de engenharia. Contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Toyota está a trabalhar para alcançar a neutralidade carbónica em todas as suas atividades em toda a Europa. Líder histórico na redução de CO2 na Europa, a TME pretende alcançar 100 por cento de redução de CO2 em todos os veículos novos na Europa Ocidental até 2035 e continuará a oferecer uma gama completa de motorizações eletrificadas aos seus clientes em toda a região com os seus modelos híbridos e híbridos plug-in, veículos elétricos a bateria e a pilha de combustível.