Skip to Main Content (Press Enter)

Toyota nos dois lugares mais altos do pódio no Dakar 2025

  • Vitória de Yazeed Al Rajhi e Timo Gottschalk
  • Segundo lugar para Henk Lategan e Brett Cummings, da TOYOTA GAZOO Racing
  • Lucas Moraes e Armand Monleon da TGR vencem a última etapa

 

17 de janeiro 2025 – O Rali Dakar 2025 terminou não só com a vitória da Toyota, mas também um segundo lugar na geral para Henk Lategan e Brett Cummings #211 da TOYOTA GAZOO Racing (TGR). A equipa de trabalho da GR Hilux EVO liderou a corrida durante 9 etapas, mas acabou por perder para Yazeed Al Rajhi e Timo Gottschalk na sua Toyota Hilux por apenas 3min 57seg, após duas semanas de corrida na Arábia Saudita.

 

Para Al Rajhi, da Arábia Saudita, foi um sonho tornado realidade vencer o Rali Dakar em casa, e o piloto de Riade agora também lidera a classificação do Campeonato do Mundo de Rally-Raid 2025 (W2RC), uma vez que o Rali Dakar é a primeira ronda do campeonato. Com o Rali Dakar terminado, Al Rajhi lidera o W2RC com 70 pontos, com o seu rival mais próximo, Henk Lategan, com 55 pontos. A Toyota lidera a classificação dos construtores do W2RC após a ronda inaugural, com 34 pontos de vantagem sobre a equipa que ocupa o segundo lugar.

A Dupla Lategan/Cummings não escondeu as suas aspirações ao título quando venceu o Prólogo do Rali Dakar em Bisha, antes de assumir a liderança geral da prova na Etapa 2. Mantiveram a liderança durante oito etapas consecutivas, antes de a cederem brevemente a Al Rajhi durante uma etapa. A dupla sul-africana recuperou a liderança na etapa seguinte, mas isso colocou-os em desvantagem em termos de posição na estrada para a penúltima e decisiva etapa.

 

No final, acabaram por se contentar com o segundo lugar, dando à Toyota a cobiçada “Dobradinha” final na mais dura prova de rally-raid do mundo.

 

O californiano Seth Quintero e o seu copiloto alemão Dennis Zenz (#204) foram a segunda equipa mais rápida da TGR na etapa final. A dupla fez uma corrida constistente e superou vários desafios para trazer a sua Toyota GR Hilux EVO ao fim em 9º lugar, a apenas 2h 20min 4s atrás dos vencedores. Se não fosse um problema de pneus na Etapa 4, o jovem americano poderia ter terminado nos lugares cimeiros. Ainda assim, termina o Rali Dakar com um Top 10, duas vitórias em etapas, bem como 28 pontos para o W2RC.

 

O brasileiro Lucas Moraes e o copiloto Armand Monleon (#203) começaram a sua campanha no Dakar 2025 em boa forma, pressionando pela liderança nas primeiras etapas do rali. No entanto, um problema técnico com um dos amortecedores da sua Hilux custou-lhes tempo significativo durante a Etapa 6 e nunca conseguiram recuperar a partir desse ponto. Uma penalização fez com que descessem na classificação e ficassem fora da competição, mas o piloto brasileiro e o seu copiloto espanhol continuaram a lutar pelas vitórias na etapa.

 

A sua tenacidade foi recompensada quando não só recuperaram para vencer a Etapa 7 do rali, como repetiram o feito na etapa de encerramento do rali. Com duas vitórias em etapas do Dakar, estão com 18 pontos na classificação do W2RC e registaram um 15º lugar na geral do Rali Dakar.

Os últimos classificados da TGR foram o jovem sul-africano Saood Variawa e o seu copiloto francês, François Cazalet. Variawa tornou-se o mais jovem vencedor de uma etapa na Classe Ultimate ao vencer a Etapa 3 da prova, mas uma colisão na Etapa 2, bem como um problema técnico mais tarde na prova, custaram-lhe caro. Ele foi classificado em 29º lugar, 9h 29min 56s atrás dos líderes. Mesmo assim, somou 13 pontos para a sua campanha no W2RC e vai tentar melhorar este resultado na segunda ronda do campeonato.

 

Duas equipas da TGR não conseguiram completar o Rali Dakar 2025. O primeiro a retirar-se foi a dupla de veteranos Giniel de Villiers e Dirk von Zitzewitz, que teve de parar a corrida após a Etapa 6, quando Von Zitzewitz desenvolveu uma dor extrema no pescoço a meio da etapa. Ele foi examinado após a etapa e considerado incapaz de continuar, desta forma sendo a primeira desistência do Dakar para De Villiers numa carreira que acumula 22 partidas.

 

A segunda desistência foi a de Guy Botterill e Dennis Murphy, que tinham efetuado uma corrida estável até à Etapa 9. Tinham perdido várias horas no início da corrida devido a um problema no amortecedor, mas sofreram um acidente na Etapa 9 que pôs fim ao seu rali.

 

Na globalidade, a Toyota venceu todas as etapas da prova, exceto quatro de 12 etapas, bem como o Prólogo em Bisha. A Toyota também ocupou quatro lugares no Top 10 da geral final, incluindo o primeiro e o segundo lugar. Este foi um desempenho poderoso da marca, sublinhando a qualidade, durabilidade e fiabilidade pelas quais a Toyota Hilux é famosa. No entanto, a equipa vai continuar a melhorar o carro, como parte da filosofia da Toyota de criar carros cada vez melhores, não só para o desporto motorizado, mas também para os seus clientes.

Dakar Rally 2025 – Classificação Final

1

#201

Y. Al Rajhi / T. Gottscalk 

(Overdrive Racing) 

52horas 52min 15seg

2

#211

H. Lategan / B. Cummings

(Toyota GAZOO Racing) 

+03:57

3

#226

M. Ekström / E. Bergkvist

(Ford M-Sport) 

+20:21

4

#200

N. Al-Attiyah / E. Boulanger

(The Dacia Sandriders)  

+23:58

5

#228

M. Guthrie / K. Walch 

(Ford M-Sport) 

+01:02:10

6

#209

M. Serradori / L. Minaudier

(Century Racing Factory Team) 

+01:12:04

7

#216

J. Yacopini / D. Oliveras 

(Overdrive Racing) 

+01:57:47

8

#240

J. Ferreira / F. Palmeirp

(X-Raid Mini JCW Team) 

+02:15:57

9

#204

S. Quintero / D. Zenz 

(Toyota GAZOO Racing) 

+02:20:04

10

#214

B. Baragwanath / L. Cremer

(Century Racing Factory Team) 

+02:59:26

15

#203

L. Moraes / A. Monleon

(Toyota GAZOO Racing) 

+05:23:30

29

#218

S. Variawa / F. Cazalet

(Toyota GAZOO Racing) 

+09:29:56

Resultado do Campeonato World Rally-Raid após a ronda 1 de 5

1

Y. Al Rajhi

Overdrive Racing 

70

2

H. Lategan 

Toyota GAZOO Racing

55

3

N. Al-Attiyah 

The Dacia Sandriders

48

4

M. Ekström

Ford M-Sport 

44

5

M. Guthrie  

Ford M-Sport 

28

6

S. Quintero 

Toyota GAZOO Racing

28

7

M. Serradori 

Century Racing Factory team 

25

8

J. Yacopini

Overdrive Racing 

23

9

J. Ferreira 

X-Raid Mini JCW Team

22

10

L. Moraes

Toyota GAZOO Racing

18

14

S. Variawa

Toyota GAZOO Racing

13

 

 

 

Pontuação do World Rally-Raid após a ronda 1 de 5

1

Toyota GAZOO Racing

147

2

Ford M-Sport 

113

3

The Dacia Sandriders

95

 

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens: https://toyotagazooracing.com/media/