Toyota Motor Europe regista um recorde histórico de vendas de 1.173.419 veículos em 2023

  • Toyota alcança o 2º lugar como marca de automóveis de ligeiros de passageiros mais vendida na Europa pelo terceiro ano consecutivo
  • Vendas de veículos comerciais, Toyota Professional aumentam em +18% para 140.000 com opções eletrificadas em todos os modelos
  • Vendas da Lexus aumentaram +46%, tornando-se numa das marcas premium com maior crescimento
  • Expansão da estratégia multi-tecnologia da TME, com as vendas de veículos eletrificados a crescerem +14% para 819.444 veículos, representando 70% do total
  • Em Portugal, a Toyota obteve um crescimento de 13,5% e a Lexus mais 35% face a 2022.

 

Bruxelas – 23 de janeiro de 2024 – A Toyota Motor Europe(1) (TME) vendeu 1.173.419 veículos Toyota e Lexus em 2023, um aumento de +9% em relação ao ano anterior, resultando numa quota de mercado de 6,7%. É o resultado de vendas mais elevado de sempre da TME(2) e reflete o sucesso crescente da estratégia multi-tecnológica da TME. Durante este período, as vendas de veículos eletrificados aumentaram em +14% e representam agora 70% do volume total. As vendas da Lexus aumentaram em +46% ano após ano, tornando-se numa das marcas premium de crescimento mais rápido na Europa, enquanto a Toyota se manteve como a segunda marca de automóveis de passageiros mais vendida na região.

 

"Estamos muito satisfeitos com mais um forte desempenho de vendas que marca um recorde histórico na nossa região de vendas. Introduzimos vários novos veículos eletrificados de zero e baixas emissões como parte da nossa estratégia multi-tecnológica para oferecer aos clientes a solução que melhor satisfaz as suas necessidades, entre eles, os novíssimos Toyota C-HR e Lexus LBX, que vão proporcionar um novo impulso de vendas em 2024. E, tal como apresentámos recentemente, há mais previsto, com muitos novos e excitantes produtos de emissões zero na calha que nos ajudarão a cumprir os nossos objetivos de neutralidade de carbono na Europa.  " refere Yoshihiro Nakata, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe

 

Desempenho das marcas e modelos

A Toyota vendeu 1.099.782 automóveis de passageiros e veículos comerciais em 2023, um aumento de +7% em relação ao ano anterior. Os modelos mais vendidos da marca foram a gama Yaris, a gama Corolla, o Toyota C-HR, o Aygo X e o RAV4 que, em conjunto, representaram 76% do total de vendas da marca. As vendas totais dos modelos eletrificados Toyota atingiram 755.005 unidades, um aumento de +11% em relação ao ano anterior. As vendas do bZ4X, o primeiro SUV elétrico a bateria da Toyota numa plataforma eTNGA dedicada, atingiram 19.606 veículos durante este período. O ímpeto de vendas da marca deve continuar em 2024, à medida que as entregas do novo Toyota C-HR aumentam no primeiro trimestre de 2024.

O portfólio agora oferece opções eletrificadas em todos os modelos e os veículos elétricos a bateria representam 14% do total de vendas da família PROACE e PROACE CITY, que está se expandindo com a adição da novo PROACE MAX de grande porte. Prevê-se um maior crescimento do volume de vendas este ano, uma vez que o lançamento da nova Hilux Hybrid 48V irá expandir a icónica gama Toyota Hilux. A dedicação da Toyota Professional ao atendimento ao cliente será impulsionada pelo lançamento de um conceito de retalho totalmente novo para os 250 centros Toyota Professional existentes nos concessionários, com planos de extensão para 500 centros para apoiar a ambição de ultrapassar 180.000 vendas até 2025.

Lexus

A Lexus registou um rápido crescimento em 2023, vendendo um total de 73.637 veículos, um aumento de +46% em relação ao ano anterior. O seu mix de vendas eletrificadas representou 87% das vendas totais e quase 100% na Europa Ocidental. O crescimento acelerado das vendas da Lexus resulta da forte ofensiva da marca no segmento de SUV D-E Premium, oferecendo uma escolha de grupos motopropulsores híbridos, híbridos plug-in e eléctricos a bateria em três modelos: NX (+47% de vendas em termos anuais e +50% para a versão PHEV), RZ (recentemente introduzido) e RX (+44% em termos anuais). As vendas da nova geração do RX aumentaram 45% em termos anuais, com a sua versão plug-in a representar 33% do total de vendas do modelo. A marca tem como objetivo um maior crescimento em 2024, com uma forte procura do novo e emblemático veículo de luxo LM e o lançamento altamente antecipado do primeiro crossover urbano de sempre da Lexus, o LBX, no início de 2024.

 

Portugal

Em Portugal a Toyota obteve um crescimento de 13,5% face ao ano de 2022, com 12.794 unidades matriculadas e uma quota de mercado de 5,6%. No caso dos veículos comerciais a Toyota Professional subiu para o quarto lugar, com um aumento de 15% face ao ano 2022, num total de 2594 matriculas. Os eletrificados também cresceram a nível nacional e já representaram 76,3% em 2023.

Após um ano desafiante em 2022, a Lexus em 2023 cresceu mais 35%, com 461 unidades matriculadas.

 

Destaques vendas na Europa da TME janeiro-dezembro 2023:

- Vendas totais: 1.173.419 (+9% em relação ao ano anterior)

- Total de vendas eletrificadas: 819.444 (+14% em relação ao ano anterior)

- Mix total de electrificados: Europa Ocidental: 75% - Europa de Leste*: 42% - TTL: 70%

 

Destaques Toyota na Europa janeiro - dezembro de 2023:

- Vendas Toyota: 1.099.782 (+7% em relação ao ano anterior)

- Top de vendas: Yaris Cross (195.569); gama Corolla (181.094); Yaris (166.925); C-HR (117.552); Aygo X (90.582); RAV4 (87.582)

- Total de vendas de veículos electrificados: 755.005 (+11% em relação ao ano anterior)

- Top electrificado: Yaris Cross Hybrid (186.047); Corolla Hybrid (142.047); Yaris Hybrid (134.898); Toyota C-HR Hybrid (117.137); RAV4 Hybrid/Plug-in Hybrid (80.357)

- Vendas Toyota Professional: 140.062 (+18% em relação ao ano anterior)

- Mix electrificado: Europa Ocidental: 75%, Europa de Leste*: 42% - TTL: 70%

 

Destaques da Lexus na Europa janeiro - dezembro de 2023:

- Total de vendas da Lexus: 73.637 (+46% em relação ao ano anterior)

- Top de vendas: NX (25.709); UX (18.747); RX (15.529)

- Total de vendas de veículos electrificados: 64.439 (+58% em relação ao ano anterior)

- Top eletrificado: NX Híbrido/Híbrido de Plug-in (24.750); UX Híbrido/EV (18.011); RX Híbrido/Híbrido de Plug-in (11.869)

- Mix electrificado: Europa Ocidental: 100%, Europa de Leste*:30% - TTL: 87%

 

(1) A Toyota Motor Europe é responsável por todos os países da Europa Ocidental, Central e Oriental, incluindo a Turquia, bem como Israel e alguns mercados da Ásia Central (Arménia, Azerbaijão, Geórgia e Cazaquistão). Nota: A TME interrompeu as vendas na Rússia em 2022.

 

(2) O resultado de vendas mais elevado de sempre em todos os territórios de vendas da TME, com exceção da Rússia.

 

Para mais informações sobre os modelos híbridos da Toyota consulte: www.toyota.pt