- Toyota alcança o 2º lugar como marca de automóveis de ligeiros de passageiros mais vendida na Europa pelo terceiro ano consecutivo
- Vendas de veículos comerciais, Toyota Professional aumentam em +18% para 140.000 com opções eletrificadas em todos os modelos
- Vendas da Lexus aumentaram +46%, tornando-se numa das marcas premium com maior crescimento
- Expansão da estratégia multi-tecnologia da TME, com as vendas de veículos eletrificados a crescerem +14% para 819.444 veículos, representando 70% do total
- Em Portugal, a Toyota obteve um crescimento de 13,5% e a Lexus mais 35% face a 2022.
Bruxelas – 23 de janeiro de 2024 – A Toyota Motor Europe(1) (TME) vendeu 1.173.419 veículos Toyota e Lexus em 2023, um aumento de +9% em relação ao ano anterior, resultando numa quota de mercado de 6,7%. É o resultado de vendas mais elevado de sempre da TME(2) e reflete o sucesso crescente da estratégia multi-tecnológica da TME. Durante este período, as vendas de veículos eletrificados aumentaram em +14% e representam agora 70% do volume total. As vendas da Lexus aumentaram em +46% ano após ano, tornando-se numa das marcas premium de crescimento mais rápido na Europa, enquanto a Toyota se manteve como a segunda marca de automóveis de passageiros mais vendida na região.
"Estamos muito satisfeitos com mais um forte desempenho de vendas que marca um recorde histórico na nossa região de vendas. Introduzimos vários novos veículos eletrificados de zero e baixas emissões como parte da nossa estratégia multi-tecnológica para oferecer aos clientes a solução que melhor satisfaz as suas necessidades, entre eles, os novíssimos Toyota C-HR e Lexus LBX, que vão proporcionar um novo impulso de vendas em 2024. E, tal como apresentámos recentemente, há mais previsto, com muitos novos e excitantes produtos de emissões zero na calha que nos ajudarão a cumprir os nossos objetivos de neutralidade de carbono na Europa. " refere Yoshihiro Nakata, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe
Desempenho das marcas e modelos
A Toyota vendeu 1.099.782 automóveis de passageiros e veículos comerciais em 2023, um aumento de +7% em relação ao ano anterior. Os modelos mais vendidos da marca foram a gama Yaris, a gama Corolla, o Toyota C-HR, o Aygo X e o RAV4 que, em conjunto, representaram 76% do total de vendas da marca. As vendas totais dos modelos eletrificados Toyota atingiram 755.005 unidades, um aumento de +11% em relação ao ano anterior. As vendas do bZ4X, o primeiro SUV elétrico a bateria da Toyota numa plataforma eTNGA dedicada, atingiram 19.606 veículos durante este período. O ímpeto de vendas da marca deve continuar em 2024, à medida que as entregas do novo Toyota C-HR aumentam no primeiro trimestre de 2024.
O portfólio agora oferece opções eletrificadas em todos os modelos e os veículos elétricos a bateria representam 14% do total de vendas da família PROACE e PROACE CITY, que está se expandindo com a adição da novo PROACE MAX de grande porte. Prevê-se um maior crescimento do volume de vendas este ano, uma vez que o lançamento da nova Hilux Hybrid 48V irá expandir a icónica gama Toyota Hilux. A dedicação da Toyota Professional ao atendimento ao cliente será impulsionada pelo lançamento de um conceito de retalho totalmente novo para os 250 centros Toyota Professional existentes nos concessionários, com planos de extensão para 500 centros para apoiar a ambição de ultrapassar 180.000 vendas até 2025.