- A Toyota Motor Europe assinou um acordo para implementar uma infraestrutura de reabastecimento de hidrogénio de forma rápida, versátil e eficiente em termos de custos com a Hydrogen Refueling Solutions e a ENGIE;
- A tecnologia Twin Mid Flow permite um reabastecimento mais rápido e um investimento significativamente menor das estações de hidrogénio;
- A parceria visa apoiar o sector do hidrogénio no cumprimento dos objetivos estabelecidos no Regulamento sobre Infra-estruturas para Combustíveis Alternativos (AFIR) da UE, que prevê a instalação de estações de hidrogénio acessíveis ao público a cada 200 km ao longo das redes TEN-T até 2030;
- Camiões de 40 toneladas poderão reabastecer 600 km em apenas 8 minutos e 900 km em apenas 12 minutos
28 de janeiro de 2025 – A Toyota Motor Europe assinou um acordo com a Hydrogen Refueling Solutions (HRS) e a ENGIE com o objetivo de lançar a próxima geração de sistemas de reabastecimento de hidrogénio. A nova solução, que é mais rápida e mais eficiente em termos de custos, será testada num projeto RHeaDHy financiado pela UE que se centra na aceleração da implantação de infra-estruturas.
Um dos desafios para a expansão da infraestrutura de abastecimento de hidrogénio é a necessidade de dispensadores (postos) de hidrogénio que possam reabastecer mais rapidamente os veículos elétricos a hidrogénio ligeiros e pesados com pilha de combustível.
A nova tecnologia Twin Mid Flow responde a este desafio ao incorporar um bocal duplo de maior fluxo, permitindo que um dispensador de hidrogénio reabasteça veículos pesados em menos de 10 minutos e veículos ligeiros em menos de 5 minutos. Esta inovação elimina a necessidade de dois tipos diferentes de distribuidores em cada posto de abastecimento.
A vantagem prática é que um camião de 40 toneladas poderá ser reabastecido para uma autonomia de 600 km em apenas 8 minutos e para uma autonomia de 900 km em apenas 12 minutos.
O custo de instalação destas estações de reabastecimento de hidrogénio será significativamente mais baixo, o que ajudará a acelerar a sua implantação, em conformidade com o objetivo estabelecido pelo Regulamento da União Europeia relativo às Infra-estruturas para Combustíveis Alternativos (AFIR) de implantar estações de hidrogénio acessíveis ao público a cada 200 km ao longo das redes TEN-T até 2030.
Através do acordo recentemente assinado, a Toyota fornecerá um banco de ensaios e um camião equipado com a tecnologia Twin Mid Flow. A Hydrogen Refueling Solutions e a ENGIE irão desenvolver estações de reabastecimento de hidrogénio de nova geração compatíveis com esta inovação, que serão testadas no projeto RHeaDHy a partir do último trimestre de 2025.
“Para contribuir para o crescimento dos ecossistemas de hidrogénio, a Toyota já está a trabalhar com parceiros comerciais que estão a inovar uma vasta gama de aplicações de emissões zero de carbono, utilizando os nossos sistemas avançados de células de combustível. O desenvolvimento da tecnologia Twin Mid Flow é o próximo passo no nosso esforço para estimular o crescimento dos ecossistemas de hidrogénio. Estamos entusiasmados com esta nova parceria”, afirmou Thiebault Paquet, Vice-Presidente de I&D da Toyota Motor Europe.