15 Janeiro 2023 – A dupla da TOYOTA GAZOO Racing, Nasser Al-Attiyah e o copiloto Mathieu Baumel, aos comandos da Toyota GR DKR Hilux T1+ venceram o Rali Dakar de 2023. Terminaram na 1ª posição com uma vantagem de 1hora 20min 49seg. Esta é a terceira vitória do piloto do Qatar com a Toyota, tendo vencido a prova no ano de 2019 e 2022, tendo agora repetido a vitória nesta edição.
Esta é a quinta vitória de Nasser no rali Dakar (ultrapassou o record do finlandês Ari Vatanen em número de vitórias) é também a quarta vitória do co-piloto Mathieu. A dupla conseguiu superar todas as adversidades do deserto saudita, mostrando toda a Qualidade, Durabilidade e Fiabilidade da TOYOTA GR DKR HILUX T1+.
Na classificação geral do Dakar 2023, 4 Hilux terminaram no Top 5, uma vez que o terceiro lugar foi de uma Hilux T1+ do estreante piloto brasileiro Lucas Moraes de uma equipa privada.
Nasser e Mathieu na Hilux #200, conseguiram passar para a liderança do Dakar logo na segunda etapa, gerindo sempre a liderança até à chegada (na décima quarta etapa) a Dammam.
Giniel de Villiers, que completou o seu vigésimo Rali Dakar consecutivo, terminando o rali no 4º lugar da geral. Este resultado eleva o seu número total de resultados Top 5 para 15, incluindo uma vitória em 2009.
O Dakar 2023 será recordado por muito tempo por Henk Lategan e pelo co-piloto Brett Cummings, uma vez que chegaram a estar no 2º lugar na classificação geral. A dupla mostrou grande ritmo ao longo do rali e motraram muito potencial. Apesar dos contratempos, terminaram em quinto lugar, a menos de 5min dos seus companheiros na outra Hilux oficial.
Esta vitória significa muito para a equipa de África do Sul que desenvolveu a nova Toyota GR DKR Hilux T1+, que conta com um motor V6 bi-turbo de 3,5 litros que também alimenta o novo Toyota Land Cruiser GR Sport. Ganhar a mítica corrida é uma demonstração da capacidade da equipa em ultrapassar continuamente os limites e “criar automóveis cada vez melhores”.
Esta foi a 45ª edição da icónica prova, que teve lugar pela primeira vez em janeiro de 1978. O Dakar decorreu no norte de África até 2007. Em 2008 foi cancelado devido a uma ameaça terrorista, levando o Dakar para a América do Sul em 2009, onde permaneceu durante uma década. Em 2020, realizou-se a primeira edição na Arábia Saudita. Este ano, as equipas percorreram quase 5000 km, compostos por um prólogo e 14 desafiantes etapas cronometradas.
O excelente resultado no Dakar 2023, chega num momento em que a Toyota em Portugal celebra um marco histórico, uma vez que em 2022 a Toyota Hilux de estrada voltou a ser líder do mercado pick-up, pelo décimo ano consecutivo.
Classificação final Dakar 2023 após a 14ª etapa:
POS.
|
N°
|
DUPLA (Piloto & Co-piloto)
|
EQUIPA
|
TEMPO
|
DIFERENÇA
|
1
|
200
|
(QAT) NASSER AL-ATTIYAH
(FRA) MATHIEU BAUMEL
|
TOYOTA GAZOO RACING
GR DKR HILUX T1+
|
45H 03' 15''
|
|
2
|
201
|
(FRA) SEBASTIEN LOEB
(BEL) FABIAN LURQUIN
|
BAHRAIN RAID XTREME
|
46H 24' 04''
|
+ 01H 20' 49''
|
3
|
230
|
(BRA) LUCAS MORAES
(DEU) TIMO GOTTSCHALK
|
OVERDRIVE RACING
|
46H 41' 46''
|
+ 01H 38' 31''
|
4
|
205
|
(ZAF) GINIEL DE VILLIERS
(ZAF) DENNIS MURPHY
|
TOYOTA GAZOO RACING
GR DKR HILUX T1+
|
47H 34' 27''
|
+ 02H 31' 12''
|
5
|
217
|
(ZAF) HENK LATEGAN
(ZAF) BRETT CUMMINGS
|
TOYOTA GAZOO RACING
GR DKR HILUX T1+
|
47H 39' 38''
|
+ 02H 36' 23''
|
6
|
210
|
(CZE) MARTIN PROKOP
(CZE) VIKTOR CHYTKA
|
ORLEN BENZINA TEAM
|
48H 43' 59''
|
+ 03H 40' 44''
|
7
|
220
|
(ARG) JUAN CRUZ YACOPINI
(ESP) DANIEL OLIVERAS CARRERAS
|
OVERDRIVE RACING
|
49H 30' 24''
|
+ 04H 27' 09''
|
8
|
224
|
(CHN) WEI HAN
(CHN) MA LI
|
HANWEI MOTORSPORT TEAM
|
49H 32' 36''
|
+ 04H 29' 21''
|
9
|
212
|
(ARG) SEBASTIAN HALPERN
(ARG) BERNARDO GRAUE
|
X-RAID MINI JCW TEAM
|
49H 45' 53''
|
+ 04H 42' 38''
|
10
|
206
|
(FRA) GUERLAIN CHICHERIT
(FRA) ALEX WINOCQ
|
GCK MOTORSPORT
|
50H 25' 25''
|
+ 05H 22' 10''
|