TOYOTA GR Yaris Rally2 recebe homologação FIA e faz a sua estreia em Monte Carlo
16 de janeiro 2024 – A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) tem participado no Campeonato Mundial de Ralis da FIA [WRC] com o GR Yaris Rally1 híbrido, no Campeonato Mundial de Resistência da FIA [WEC] com o GR010 híbrido e no Campeonato Mundial de Rally Raid da FIA [W2RC] com a DKR Hilux EVO T1U, tendo também desenvolvido o GR Supra GT4 para promover o fabrico de "carros cada vez melhores" através de atividades de desporto motorizado para clientes.
Após dois anos de sucesso com TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, o GR Yaris RZ Cup continuará em 2024 a fazer as alegrias dos fans de ralis em Portugal e Espanha. Dando provas reais aos clientes da Qualidade, Durabilidade e Fiablidade do modelo GR Yaris.
Logo a seguir à categoria de topo do mundial de Ralis, o muito aguardado GR Yaris Rally2 foi desenvolvido para atividades de rali para clientes e fará a sua estreia já na próxima semana.
O Presidente Akio Toyoda, também conhecido por "Morizo", espera que o GR Yaris Rally 2 seja o carro que dará o primeiro passo na construção de uma ponte entre os veículos de desporto motorizado e os veículos de produção através da competição de ralis - algo que poderá contribuir para aumentar o mercado dos ralis em todo o mundo.
Com a concessão do certificado de homologação, a distribuição do GR Yaris Rally2 está agora a ser feita a clientes em todo o mundo. O primeiro carro comemorativo está programado para ser entregue à ROOKIE Racing, liderada por Morizo, enquanto quatro equipas estão preparadas para participar no Rali Monte Carlo, de 25 a 28 de janeiro, com o GR Yaris Rally2.
O primeiro carro desportivo com tração às quatro rodas a ser desenvolvido exclusivamente pela Toyota em 20 anos, o GR Yaris foi criado pela TGR com a missão de vencer no WRC. Mais do que um carro feito para a TGR ganhar, o GR Yaris Rally2 é um carro feito para os clientes ganharem: este é o início de mais um novo desafio para a TGR.
O carro fez a sua estreia pública no Rali do Japão em 2022, quando Morizo se sentou ao volante e confirmou o seu desempenho. Desde então, a Marca recebeu muitas reações dos muitos pilotos que testaram o carro Rally2 em diferentes superfícies e em diferentes condições. Foram percorridos mais de 15.000 quilómetros de competição, incluindo a participação no Campeonato Japonês de Ralis, que também serviu de teste nas estradas japonesas.
O processo de desenvolvimento incorporou o feedback de pilotos profissionais de topo, jovens pilotos em ascensão e experientes pilotos clientes. No futuro, será recolhido um leque ainda mais alargado de opiniões de concorrentes de desportos motorizados de clientes em campeonatos como o WRC, ajudando a desenvolver melhorias para criar um automóvel cada vez melhor.
Especificações do GR Yaris Rally2
Tipo de motor: Três cilindros em linha, com turbocompressor
- Cilindrada: 1.618,2 cc
- Diâmetro x Curso: 87,5 mm x 89,7 mm
- Restritor de ar: 32 mm de acordo com os regulamentos da FIA
Transmissão: Caixa de velocidades: Transmissão sequencial de 5 velocidades
- Sistema de tração: 4WD Diferencial de deslizamento limitado especificado pela Motorsport
Suspensão e travões: Suspensão dianteira/traseira MacPherson
- Sistema de travões: Terra : 300mm
Asfalto: 355 mm, 300 mm
Chassis Comprimento: 3,995mm
Largura: 1,820mm
Altura: ajustável
Peso: 1,230kg (inclui 1 pneu suplente) de acordo com os regulamentos da FIA
Para mais informação sobre a Toyota consulte: www.toyota.pt