TOYOTA GAZOO Racing vence o Rali da Croácia, Evans consegue a primeira vitória da época
Juntamente com os seus colegas no pódio, Evans e Martin dedicaram o resultado ao amigo e colega de mundial da Hyundai, Craig Breen, que tragicamente faleceu na preparação para o evento. Martin foi co-piloto de Breen entre 2014 e 2018, conquistando juntos os seus primeiros pódios no WRC.
Uma boa gestão da prova permitiu que Evans e Martin conquistassem sua quinta vitória com a TGR-WRT e a primeira desde o Rali da Finlândia em 2021. As especiais de asfalto em torno de Zagreb provaram ser, mais uma vez, desafiantes, com mudanças frequentes no atrito do alcatrão e muita lama e gravilha. arrastada para a estrada, mas Evans conseguiu encontrar o equilíbrio certo entre prudência e velocidade.
RESUMO DA PROVA:
Sexta-feira, dia 21 foi um dia muito exigente, não só por ser o primeiro dia de competição, mas também por ser o mais longo em termos de distância competitiva - 130,18 quilómetros a oeste da capital Zagreb.
O líder do campeonato Sébastien Ogier arrancou bem, conseguindo o tempo mais rápido na primeira especial, mas logo a seguir perdeu mais de um minuto e meio a trocar uma roda em SS2. Um infortúnio semelhante aconteceu ao companheiro de equipa Kalle Rovanperä após impacto na mesma compressão na estrada. Elfyn Evans passou assim a ser o Toyota mais rápido ao subir para o segundo lugar da geral terminando o dia a 5,7s do líder.
Depois do azar na segunda especial, Ogier voltou a ser o mais rápido por 3 vezes subindo para a quinta posição da geral. Rovanperä perdeu mais tempo ao longo da manhã, terminando o dia em oitavo. Takamoto Katsuta, do programa de desafio TGR WRC, terminou o primeiro dia em sexto.
No segundo dia, Evans perdeu cerca de 5s nas duas primeiras especiais da manhã, mas acabou por assumir a liderança depois da desistência do líder. No regresso a Zagreb ao meio-dia tinha aumentado a liderança para o segundo para 22,6s. O piloto britânico acabou o segundo dia na frente, com uma vantagem de 25,4s.
Os companheiros de equipa Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä recuperaram no segundo dia, entre eles venceram sete das oito especiais subindo três posições durante o dia. Ogier recebeu uma penalidade de um minuto durante a noite por uma infração na sexta-feira, mais uma penalidade de 10s depois de se atrasar para resolver um problema no caminho para o primeiro teste da manhã, mas venceu três especiais e subiu para o quarto lugar geral. Rovanperä venceu quatro especiais, subindo para quinto lugar, a apenas dois segundos do seu companheiro de equipa. Takamoto Katsuta manteve o sexto lugar.
No domingo, Evans conseguiu aumentar a sua vantagem, triunfando com 27s de avanço para o segundo. Rovanperä e o co-piloto Jonne Halttunen continuaram a recuperar e venceram seis especiais ao longo da prova subindo para quarto da geral. Ogier e o navegador Vincent Landais foram os mais rápidos em 7 especiais durante o fim de semana, terminando em quinto da geral. Takamoto Katsuta manteve o sexto lugar da geral.
Rovanperä e Ogier ficaram em segundo e terceiro, respetivamente, na Power Stage final do rali. Ogier e Evans são agora líderes do campeonato de pilotos, um ponto à frente de Rovanperä.
Como sinal de solidariedade, antes deste evento, apenas dois pilotos por equipa foram nomeados como elegíveis para marcar pontos no campeonato de fabricantes. Levando em conta os resultados de Rovanperä e Ogier, a TOYOTA GAZOO Racing-WRT tem uma vantagem de 29 pontos.
CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALI DA CROÁCIA 2023 (Informação de domingo 15:00 www.WRC.com)
1 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 2h50m54.s
2 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1 HYBRID) +27.0s
3 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +58.6s
4 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1m18.3s
5 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1m28.0s
6 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +2m22.5s
7 Pierre-Louis Loubet/Nicolas Gilsoul (Ford Puma Rally1 HYBRID) +4m22.6s
8 Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2) +7m51.3s
9 Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Škoda Fabia RS Rally2) +8m07.4s
10 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Škoda Fabia RS Rally2) +9m16.7s