Skip to Main Content (Press Enter)

TOYOTA GAZOO Racing ultrapassa os limites da criação de automóveis através do desporto motorizado

  • A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) destaca os resultados e as oportunidades da sua abordagem única ao desenvolvimento automóvel baseada no desporto automóvel
  • O novo e entusiasmante GR Yaris M Concept apresenta um novo motor Turbo de 2,0 litros e 4 cilindros em linha, em desenvolvimento
  • O Mestre Morizo e a TGR regressam às suas raízes nas 24 Horas de Nürburgring utilizando um GR Yaris com Transmissão Automática Direta da GAZOO Racing
  • O protótipo GR Yaris Aero Package introduz uma aerodinâmica otimizada, uma opção de travão de mão vertical e um desempenho de condução ainda melhor
  • GR Supra A90 Final Edition traz o derradeiro nível de desempenho e emoção de condução à mais recente geração do Supra

 

12 de março de 2025 - Os mais recentes projetos da TOYOTA GAZOO Racing (TGR) melhoram os ícones existentes e alimentam a paixão pelas várias modalidades do desporto motorizado, ao mesmo tempo que regressam às raízes do seu compromisso de fabricar automóveis cada vez melhores através do desporto motorizado.

 

Desde a sua criação em 2007, a TGR implementa uma filosofia de levar os veículos a extremos em vários ambientes de desporto motorizado, onde a tecnologia é testada até ao ponto de rutura e os membros da equipa cultivam uma mentalidade de trabalho em equipa e de resolução de problemas.

Desde as suas origens em Nürburgring, a TGR levou esta filosofia para um palco global, vencendo Campeonatos do Mundo em ralis, corridas de resistência e rally-raids, e entregando mais um “hat-trick” de títulos de construtores da FIA no ano passado no WRC, WEC e W2RC.

Para 2025, a TGR apresenta desafios ainda mais espetaculares através desta abordagem firme e da sua visão de levar a tecnologia e as pessoas mais longe através de novos projetos que ultrapassam os limites para melhorar (push the limits for better).

 

Quando Akio Toyoda - também conhecido como Master Driver Morizo - e o seu mentor de condução, o Master Driver Hiromu Naruse, criaram a GAZOO Racing em 2007, selecionaram a corrida de resistência das 24 Horas de Nürburgring como o melhor campo de provas para a sua filosofia de que “as estradas constroem pessoas e as pessoas constroem automóveis”.

Após um hiato de seis anos, a TGR irá regressar a Nürburgring em 2025 e unir-se pela primeira vez à ROOKIE Racing, a equipa privada criada para criar carros cada vez melhores e desenvolver recursos humanos através das capacidades e dedicação de diferentes pilotos. As duas organizações irão competir como TOYOTA GAZOO ROOKIE Racing (TGRR) na Nürburgring Langstrecken Serie (NLS) e nas 24 Horas de Nürburgring, bem como na série Super Taikyu no Japão.

A TGRR, com Morizo como um dos pilotos, irá competir utilizando um GR Yaris equipado com a recém-desenvolvida Transmissão Automática Direta (DAT) da GAZOO Racing. Este sistema, que permite reduzir automaticamente as mudanças ultra-rápidas para que o condutor se possa concentrar mais na direção, na travagem e na aceleração, será aperfeiçoado através dos rigores da competição.

Entretanto, o GR Yaris M Concept, com motor central, apresenta um motor Turbo de 2,0 litros e 4 cilindros em linha, que está a ser desenvolvido. Este novo motor ultrapassa os limites da performance e da eficiência, com dimensões muito compactas que ajudam a gerar um centro de gravidade baixo. Ao adotar uma configuração de motor central - que apresenta um motor instalado no meio do veículo - o GR Yaris M Concept pode colher benefícios em termos de distribuição de peso e centro de gravidade, o que permite um desempenho mais apurado em curva. Através de testes intensivos na série Super Taikyu de 2025, a TGRR tem como objetivo implementar o fabrico de automóveis “driver-first”, em que os veículos são repetidamente conduzidos até falharem e depois reparados nas condições extremas das corridas, incorporando completamente o feedback de Morizo, dos pilotos profissionais e dos gentleman drivers.

Um outro conceito nascido na pista de corridas realça ainda mais o compromisso da TGR com carros cada vez melhores. O GR Yaris Aero Package é inspirado na paixão por automóveis, desportos motorizados e condução. Uma abordagem “driver-first” para o GR Yaris resulta em que toda a aprendizagem da pista de testes ou da competição seja diretamente implementada nas etapas de desenvolvimento do veículo. O resultado é um conceito que apresenta novas atualizações aerodinâmicas de alto desempenho, que também exercem uma presença apelativa em termos de estilo.

Uma asa traseira com ângulo ajustável manualmente permite ao condutor modificar os níveis de força descendente em função das circunstâncias. Uma sensação de maior aderência para o condutor é conseguida através das novas condutas do guarda-lamas dianteiro, localizadas atrás das rodas dianteiras e que adaptam o fluxo de ar. O desempenho aerodinâmico é ainda otimizado por aberturas de ventilação adicionais em ambos os lados inferiores do para-choques traseiro, que criam um fluxo de ar a partir da caixa da roda traseira. Entretanto, um respiro de estilo desportivo no capot proporciona um arrefecimento melhorado e um travão de mão vertical opcional, (que se tornou uma opção muito procurada no novo Yaris GR lançado no ano passado), também está incluído.

Enquanto a TGR continua a explorar tecnologias e a redefinir o desempenho com o GR Yaris nos desportos motorizados, a atual geração do GR Supra atinge a sua expressão máxima com a A90 Final Edition. Esta edição especial, que em breve estará disponível para encomenda, oferece aos condutores uma mistura emocionante de potência, agilidade e precisão, tudo isto reforçado por uma variedade de modificações inspiradas nos desportos motorizados para uma emoção ainda maior.

 

As atualizações da motorização aumentaram a potência de 340 cv DIN (250 kW) para 441 cv DIN (324 kW) e o binário de 500 Nm para 571 Nm. Isto permite uma aceleração e resposta mais rápidas, enquanto que 20 km/h adicionais elevam a velocidade máxima para 270 km/h. O desempenho em curva pode ser levado ao limite a partir do novo banco do condutor em fibra de carbono, graças a melhorias como a suspensão KW com amortecimento ajustável, direção mais direta, novos travões Brembo de 19 polegadas e pneus mais largos e de elevada aderência.

Através destas atividades de desenvolvimento de automóveis, a TOYOTA GAZOO Racing pretende contribuir para potenciais soluções de mobilidade neutra em termos de carbono, bem como para um futuro sustentável e excitante para o desporto automóvel. A TGR está a desenvolver motorizações e combustíveis alternativos através da competição, apoiando a estratégia multi-tecnologia da Toyota, que permite aos clientes reduzir as emissões onde quer que vivam.

Todos os programas do Campeonato do Mundo da TGR competem utilizando combustíveis sustentáveis, com biocombustíveis 100% renováveis a serem utilizados pelo GR YARIS Rally1 no Mundial de Ralis e pelo GR010 HYBRID no Mundial de Resistência. Mesmo no extenuante Rali Dakar, a TGR introduziu um combustível com 70% de componentes renováveis através da sua parceria com a Repsol.

Com base nas inovações introduzidas pela Rookie Racing com o carro de corrida GR Corolla H2 e o seu motor a hidrogénio, a TGR também demonstrou um potencial futuro do hidrogénio nos ralis e nas corridas, criando os protótipos GR Yaris H2 e GR H2 Racing Concept.

 

Em 2025, a TGR continuará o seu compromisso com o desenvolvimento de pessoas e tecnologias no desporto motorizado, exprimindo ainda mais a sua filosofia de criar carros cada vez melhores através de desafios emocionantes e de uma abordagem que coloca o condutor em primeiro lugar.