TOYOTA GAZOO Racing triunfa com o GR010 Hybrid nas 6 Horas de Portimão
16 de abril 2023 – Após a vitória de Sebring, a TOYOTA GAZOO Racing venceu na segunda prova do Campeonato Mundial de Resistência FIA (WEC) de 2023 ao vencer as 6 Horas de Portimão. Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, os atuais Campeões do Mundo e vencedores de Le Mans em 2022 no Toyota GR010 HYBRID #8, realizaram uma prova perfeita no Autódromo Internacional do Algarve, vencendo com uma volta de avanço para o Ferrari #50 e Porsche #6.
No entanto, houve emoções contrastantes para Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López no GR010 HYBRID #7. Depois de vencer a prova de arranque em Sebring, há quatro semanas, terminaram a prova lusa em nono lugar. Os oficiais da corrida decretaram que um sensor fosse substituído e essa paragem na box custou-lhes 11 minutos.
Esta vitória do Hypercar eletrificado da Toyota significa que a TOYOTA GAZOO Racing amplia a sua vantagem no Campeonato Mundial para 18 pontos sobre a Ferrari, quando faltam ainda cinco provas no campeonato de resistência. Sébastien, Brendon e Ryo sobem para o topo da classificação de pilotos com uma vantagem de 11 pontos sobre a equipa do Ferrari nº 50. Mike, Kamui e José estão dois pontos atrás em terceiro.
RESUMO DA PROVA:
Num domingo quente algarvio, a ação na pista foi escaldante e os 2 Toyota GR010 HYBRID arrancar na frente. Na primeira curva, Mike passou à frente de Sébastien que tinha arrancado da “pole position”, e caiu para terceiro quando o Ferrari nº 51 também passou. No entanto, Sébastien conseguiu recuperar com uma ultrapassagem corajosa na quarta volta.
Mike conseguiu cinco segundos de avanço, mas nas dobragens a carros mais lentos permitiu que Sébastien reduzisse a diferença. Os dois GR010 HYBRID trocaram de posição na volta 33, pouco antes da primeira paragem prevista no paddock, desta feita, o Toyota #8 manteve a liderança.
A corrida teve, no entanto, um momento dramático após 80 minutos, quando a equipa foi obrigada a trocar um sensor do eixo traseiro esquerdo no GR010 HYBRID #7. De acordo com os regulamentos Hypercar, o desempenho é monitorado por sensores de binário normalizados nos eixos de transmissão, que devem funcionar continuamente. Os mecânicos dos carros #7 e #8 trabalharam em conjunto para mudar completamente a parte traseira esquerda do carro em apenas 11 minutos, José retomou a corrida em 34º, com sete voltas de atraso, mas ainda com a esperança de somar pontos. Com duas horas de corrida decorridas, Sébastien conseguia meio minuto de vantagem sobre o Ferrari nº 50, quando entregou o carro a Ryo.
Ryo ampliou, ainda mais a vantagem até meio da corrida e a próxima ronda de paragens para reabastecimento e troca de pneus, enquanto José lutou até chegar ao 22º lugar. Brendon assumiu a liderança quando faltavam duas horas para o fim da prova, enquanto Kamui continuava a recuperação do carro #7 para conseguir somar pontos.
Brendon manteve o ritmo na frente, conseguindo uma volta de avanço para o Ferrari no final da quinta hora, ganhando uma vantagem valiosa no caso da entrada de um safety car. Que acabou por acontecer quando o Vanwall teve um acidente e obrigou à entrada do Safety Car em pista.
Quando a corrida recomeçou após uma pausa de 12 minutos, Brendon foi capaz de fazer imediatamente a sua última paragem para abastecer, sem perder a liderança, e controlou o andamento nas curvas finais do circuito algarvio. O piloto da Toyota passou pela bandeira axadrezada após 222 voltas, conseguindo a 41ª vitória da equipa em 78 corridas realizadas no WEC. Mike, que fez a volta mais rápida da corrida no início, completou o último “stint” ao volante do carro nº 7.
6 Hours of Portimão – Classificação Final
1º #8 TOYOTA GAZOO Racing 222 voltas
2º #50 Ferrari AF Corse (Fuoco/Molina/Nielsen) +1 volta
3º #6 Porsche Penske (Estre/Lotterer/Vanthoor) +1 volta
4º #2 Cadillac Racing (Bamber/Lynn/Westbrook) +2 voltas
5º #94 Peugeot TotalEnergies (Duval/Menezes/Muller) +2 voltas
6º #51 Ferrari AF Corse (Pier Guidi/Calado/Giovinazzi) +3 voltas
9º #7 TOYOTA GAZOO Racing +7 voltas