12 de junho 2023 – Depois de cinco vitórias consecutivas em Le Mans, os campeões mundiais enfrentaram o desafio da mais icónica corrida de resistência, este ano com 16 Hipercarros (classe rainha Hypercar) com concorrentes de peso como a Cadillac, Ferrari, Peugeot e Porsche. Uma multidão de cerca de 325.000 esgotou o circuito e testemunhou uma intensa competição, que teve emoção até ao final.
Os vencedores do ano passado, Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, no Toyota GR010 HYBRID, #8 venceram todos os adversários, exceto um. Após 24 horas intensas de corrida, o carro número 8 cruzou a reta da meta em segundo lugar, 1min 21,793 segundos atrás do vencedor - o carro nº 51 da Ferrari.
Apenas um Toyota GR010 HYBRID alcançou a bandeira de xadrez ao final de 342 voltas. O carro nº 7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López foi obrigado a desistir, devido a um acidente após oito horas. Kamui estava ao volante quando o seu carro foi abalroado por trás, causando danos graves que não permitiram que continuasse em prova.
Para Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, no Toyota GR010 HYBRID, apesar da desilusão de não conseguirem vencer, os pilotos do carro #8 ampliam a sua vantagem no Mundial de pilotos para 25 pontos.
A vantagem da TOYOTA GAZOO Racing no Campeonato Mundial de construtores foi reduzida para 18 pontos sobre a Ferrari, quando faltam três corridas para o final da temporada do WEC. A próxima corrida, as 6 Horas de Monza, acontece em quatro semanas, no dia 9 de julho.