TOYOTA GAZOO Racing sobe ao pódio no Rali da Sardenha, Rovanperä terceiro, aumenta liderança no campeonato

4 de junho 2023 – A dupla Kalle Rovanpera e Jonne Halttunen garantiu o terceiro lugar e vitória na Power Stage final do rali da Sardenha. Este resultado permite à dupla da TOYOTA GAZOO Racing WRT aumentar a sua vantagem na liderança do campeonato. Foi uma prova desafiante, mas o jovem finlandês em GR Yaris Rally1 Hybrid, apesar de ser o primeiro na estrada, conseguiu evitar erros num rali que celebrou este ano a 20ª edição, com muita chuva e alterações drásticas de aderência.

Rovanperä chegou a estar em oitavo lugar da geral por ser o primeiro na estrada, mas depois conseguiu uma forte recuperação à chuva na última especial de sexta-feira (com quase 50km) subindo para o quarto lugar. Conduziu de forma inteligente evitando problemas no sábado, subindo para terceiro lugar da geral que manteve até final.

Elfyn Evans terminou após várias dificuldades e colocou os segundo GR Yaris Rally1 Hybrid em quarto lugar da geral. Sébastien Ogier foi o piloto da Toyota que liderou por mais tempo, deixando de lutar pela vitória após uma saída de estrada em SS14 no sábado.

RESUMO DA PROVA:

Quinta-feira, dia 1 de junho o rali começou com uma curta super-especial em Olbia. Takamoto Katsuta do programa de desafio da TGR WRC foi o mais rápido em Toyota, terminando o curto percurso em quarto, a apenas 0,9 segundos do melhor tempo. Kalle Rovanperä e Ogier ficaram logo a seguir, com Elfyn Evans a completar os oito primeiros pilotos, separados por apenas dois segundos.

Sexta-feira foi o primeiro dia completo de prova. Sebastien Ogier começou o dia da melhor forma, com uma vitória na primeira especial. Mais tarde, também dominaria em SS4, onde foi 12,7 segundos mais rápido do que qualquer outro, regressando à zona de serviço do meio-dia com uma vantagem de 16,3s. Mas essa vantagem, sobre o rival mais próximo, caiu para 6,7s nas duas primeiras especiais da tarde e com a chuva na última especial do dia, Ogier terminou a 0,1s da liderança.

O líder do campeonato Kalle Rovanperä estava mais uma vez responsável por “varrer” as estradas de gravilha, uma vez que era o primeiro carro na estrada e conseguiu limitar essa desvantagem nas primeiras especiais, no entanto, em SS4 acabou por perder 40s. Rovanperä voltou a surpreender e encontrou um bom ritmo à tarde e conseguiu em condições húmidas e de pouco atrito subir do sétimo para o quarto lugar da geral.

Elfyn Evans teve um desempenho semelhante com o segundo melhor tempo em SS4, passando para terceiro lugar da geral, ao início da tarde. Infelizmente com um furo, logo no final da SS7, perdeu cerca de 40s e caiu para sexto da geral.

Takamoto Katsuta teve um dia forte conquistando uma vitória em SS3 e alcançando o terceiro lugar geral. O piloto do programa de desafio, terminou o dia em quinto da geral, a apenas 1,3s de Rovanperä.

Sábado foi um dia dramático para a TOYOTA GAZOO Racing. Sébastien Ogier esteve muito rápido e terminou a manhã de quatro especiais com uma vantagem para 18,2s. Infelizmente, à tarde, a chuva forte criou condições lamacentas e escorregadias e Ogier escorregou para fora da estrada numa curva. Incapaz de continuar em prova nesse dia, ficando sem condições de poder lutar pela vitória.

Começando o dia em quarto lugar, Rovanperä beneficiou do infortúnio de Ogier para subir para a terceira posição da geral. O jovem finlandês conseguiu evitar problemas, apesar das condições muito adversas.

Elfyn Evans terminou o dia um lugar atrás de Rovanperä, em quarto lugar da geral, apesar de ter perdido mais de dois minutos de manhã quando danificou a frente do carro numa travessia de água em SS10. O galês conseguiu levar o carro de volta ao serviço do meio-dia, onde a equipa recuperou o GR Yaris Rally1 Hybrid para a tarde.

Takamoto Katsuta foi obrigado a parar em SS8, também devido a problemas após uma entrada forte numa travessia de água e recomeçou no domingo.

Domingo, foi um dia mais curto, mas os pilotos procuram amealhar pontos importantes na powerstage final. Rovanperä voltou a mostrar toda a sua mestria na Power Stage, estabelecendo o melhor tempo por 4,7 s, conseguindo o máximo de cinco pontos de bónus que adicionado ao seu terceiro lugar final, permitiu-lhe aumentar a sua liderança na classificação para 25 pontos.

Elfyn Evans manteve o quarto lugar até final e estabeleceu o quarto melhor tempo na Power Stage, somando pontos adicionais para o campeonato de fabricantes, que a TOYOTA GAZOO Racing-WRT continua a liderar com 23 pontos de avanço.

Sébastien Ogier, voltou à ação no domingo e ficou em quinto lugar na Power Stage. Takamoto Katsuta também reiniciou na manhã de domingo, somando sua segunda vitória do fim de semana na penúltima especial, terminando a Power Stage em terceiro.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALI DA SARDENHA 2023 (Informação de domingo 15:00 www.WRC.com)

1 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) 3h40m01.4s
2 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +33.0s
3 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1m55.3s
4 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +5m20.5s
5 Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Škoda Fabia RS Rally2) +9m33.3s
6 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 Rally2) +11m48.9s
7 Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Škoda Fabia RS Rally2) +12m46.1s
8 Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2) +12m53.5s
9 Miko Marczyk/Szymon Gospodarczyk (Škoda Fabia RS Rally2) +15m33.8s
10 Erik Cais/Petr Těšínský (Škoda Fabia RS Rally2) +16m49.4s
14 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +19m50.4s