TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Sergi Francolí e Maria Salvo conquistam a Taça!

•       Miguel Campos foi quem venceu em Viana do Castelo, mas com Francolí em segundo, as contas finais foram favoráveis ao piloto espanhol

•       A regularidade da época foi fundamental para o triunfo de Francolí e Salvo

•       Ricardo Costa foi terceiro num rali onde apenas vencer lhe poderia garantir o título

27 de novembro de 2022 - Assistimos em Viana do Castelo a um final épico com a incerteza a manter-se até aos últimos metros do rali, quanto à vitória absoluta na época de estreia da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup.

Miguel Campos e Ricardo Costa surgiam na frente da classificação geral não corrigida, mas com o regulamento a prever a exclusão dos dois piores resultados no final da época para cada concorrente, foi Sergi Francolí que venceu a época de estreia do Trofeu monomarca.

Sergi Francolí sabia o que teria de fazer em Viana para tirar partido dos bons resultados obtidos este ano - bastaria ser segundo classificado e vencer pelo menos uma classificativa, sendo que venceu duas terminando a época com 3 pontos de vantagem face a Campos no troféu – foi segundo no rali com uma diferença de 5,9 segundos face a Miguel Campos.

Uma vitória merecida e validada pelas 4 vitórias obtidas por Sergi Francolí e Maria Salvo em oito ralis disputados durante a época de 2022 e que lhes permitiu saborear agora o champanhe da consagração, garantindo um lugar na ribalta mediática ao vencerem a época de estreia da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup.

Ricardo Costa não conseguiu desta vez impor-se, e andou longe da luta pela vitória terminando a mais de um minuto do vencedor. Garantiu a terceira posição no troféu, a mesma posição em que terminou a prova.

Daniel Berdomás e Brais Mirón também ainda podiam aspirar matematicamente a vencer o troféu, mas sabiam ser uma conjugação de fatores quase impossível de se verificar. Acabaram por desistir durante a segunda especial do rali e viram assim goradas as possibilidades de marcar pontos em Viana do Castelo, tendo terminado a época na quarta posição da classificação geral absoluta do troféu.

Pedro Lago Vieira, Germán Gómez Fortes e Víctor Calisto terminaram nas posições seguintes, fechando de igual modo com pontos a sua participação na época deste ano da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup.

O Toyota GR Yaris RZ também demonstrou de forma categórica as suas capacidades, desportivas pois Campos e Francolí ocuparam igualmente os dois primeiros lugares da classificação geral neste rali, face a oponentes de peso, aumentando a expectativa em torno das evoluções que o modelo compacto da Toyota espera receber para a época de 2023 e que visam melhorar ainda mais a sua performance e fiabilidade global.

Um fecho de época brilhante, e um auspicioso desfecho para a próxima época que desde já se antevê muito interessante depois de uma competição tão disputada neste ano de estreia com o Toyota GR Yaris RZ.

Instale a aplicação oficial da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup. - através desta App gratuita onde todos poderão ter acesso às novidades do Troféu monomarca Ibérico, acedendo a conteúdos exclusivos, informação das provas e pilotos.

Para instalar a aplicação, basta clicar nos links abaixo:

Toyota GR Iberian Cup Android

TGR Iberian Cup Apple IOS

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL – RALI VIANA DO CASTELO (Dados provisórios de domingo FPAK)

#

PILOTO

COPILOTO

EQUIPO

TIEMPO

Miguel Campos

Marco Macedo

Inside Motor

43:23.3

Segi Francolí

Maria Salvo

CSM Automoció

+5.9

Ricardo Costa

Rui Vilaça

Macedo & Macedo GTW Racing

+1:28.0

Pedro Lago Vieira

Jorge Carvalho

Caetano Auto

+3:00.4

Germán Gómez Fortes

Herminio González

Escudería Surco

+5:57.7

Víctor Calisto

Márcio Calisto

Inside Motor

+10:53.8

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL OFICIOSA TGRIC 2022 – após aplicação de regulamento e exclusão de 2 resultados

 

PILOTO

EQUIPA

PONTOS

Sergi Francolí

CSM Automoció

121

Miguel Campos

Inside Motor

118

Ricardo Costa

Macedo & Macedo GTW Racing

107

Daniel Berdomás

Grupo Breogán

90

Víctor Calisto

Inside Motor

67

Fran Cima

Asturhíbrido

64

Germán Gómez Fortes

Escudería Surco

64

Rubén Muñoz

CSM Automoció

38

Oriol Comabella

Team’s Motor

12

10º

João Fernando Ramos

Caetano Auto

0

11º

Kevin Reiman Saraiva

KRS

0

Para receber todas as notícias em primeira mão na nossa Newsletter, registe-se no seguinte link:

https://cloud.crm.toyota-europe.com/copa_gr

Para informação adicional, regulamentos técnicos e desportivos, bem como as especificações técnicas do Toyota GR Yaris, pode consultar a página da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup em: 

www.toyotagazooracingiberiancup.com/

 

Siga-nos nas redes sociais:

INSTAGRAM: @tgr_iberiancup

FACEBOOK: @TGRIberianCup

TWITTER:  @iberiancup_tgr