TOYOTA GAZOO Racing preparada para o Dakar 2025 com seis DKR Hilux Evo

26 de novembro 2024 - A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) está preparada para enfrentar o próximo Rali Dakar com uma forte equipa de seis DKR Hilux Evo, combinando a experiência e o talento da TOYOTA GAZOO Racing e da TOYOTA GAZOO Racing África do Sul (TGRSA).

Juntamente com a equipa Land Cruiser Toyota Auto Body (TLC) e a HINO TEAM SUGAWARA, estão prontos para as desafiantes etapas do Dakar 2025.

 

A TOYOTA GAZOO Racing (TGR)

Com uma mistura de veteranos experientes e estrelas em ascensão, a entrada da TGR em 2025 é reforçada por uma parceria mais estreita com a Repsol. Isto marca um compromisso com as energias renováveis e tecnologias de combustível de ponta, contribuindo para a estratégia Toyota do caminho com multi-tecnologias.

 

Com base no seu sucesso no Campeonato Mundial de Rally-Raid de 2024 (W2RC), onde Lucas Moraes e Seth Quintero contribuíram para a vitória da Toyota no Campeonato de Construtores, a equipa vai para o Dakar com a determinação de levar o momento do W2RC para o novo ano. Sendo a ronda de abertura da temporada 2025 do W2RC, o Rali Dakar é fundamental para definir o tom do campeonato, tornando um forte resultado vital para as aspirações da equipa ao título.

 

A equipa TGR para o Dakar 2025 tem uma abordagem dupla, composta por dois componentes distintos. A equipa TOYOTA GAZOO Racing, em representação da Toyota Motor Europe, apresenta as estrelas em ascensão Lucas Moraes, o brasileiro que dispenas apresentações irá alinhar com o co-piloto Armand Monleon, e Seth Quintero com o co-piloto Dennis Zenz. Esta dupla de jovens incorpora a filosofia da TGR de escolher jovens talentos, proporcionando-lhes uma experiência inigualável e oportunidades para se desenvolverem no mundo do rally-raid.

 

O Rali Dakar 2025 marca também uma parceria reforçada com a Repsol, que continua a ser um patrocinador chave da TGR. Esta parceria reflete a dedicação da TGR à inovação sustentável; a Repsol demonstra a sua experiência em combustíveis renováveis, desempenhando um papel fundamental na estratégia Toyota do caminho com multi-tecnologias. Apoiando um futuro de neutralidade carbónica no desporto motorizado. A marca Repsol será orgulhosamente exibida nos carros da TGR e no vestuário da equipa, simbolizando uma visão partilhada para o desporto motorizado sustentável que impulsiona a procura de soluções de energia renovável.

TOYOTA GAZOO Racing África do Sul (TGRSA)

Juntamente com a TGR, a TOYOTA GAZOO Racing África do Sul (TGRSA) terá uma equipa de quatro DKR Hilux Evo, incluindo Giniel de Villiers em parceria com Dirk von Zitzewitz, Henk Lategan com o co-piloto Brett Cummings, Guy Botterill com o co-piloto Dennis Murphy e Saood Variawa com o co-piloto François Cazalet. Juntos, este alinhamento abrangente de seis DKR Hilux Evo forma uma das equipas mais versáteis e equilibradas na grelha do Dakar, combinando uma nova mentalidade e energia com décadas de experiência numa única equipa oficial Toyota.

 

A Equipa Land Cruiser Toyota Auto Body (TLC) e a HINO TEAM SUGAWARA

Reforçando os esforços da equipa TOYOTA GAZOO Racing, para o Rali Dakar 2025, a Team Land Cruiser Toyota Auto Body (TLC) irá competir na categoria T2 Stock com dois veículos de rali baseados no Land Cruiser 300 GR SPORT e a HINO TEAM SUGAWARA irá competir com um veículo baseado na HINO 600 Series.

 

O Rali Dakar 2025 promete uma rota que abrange as variadas paisagens da Arábia Saudita, levando as equipas através de dunas do deserto, trilhos rochosos e secções de alta velocidade em vastas planícies abertas. O rali irá mais uma vez testar os limites da resistência, da navegação e do desempenho dos veículos ao longo de 14 etapas extenuantes, com desafios concebidos para levar até as equipas mais experientes aos seus limites. Como primeira ronda da época 2025 do W2RC, um forte desempenho em Dakar será fundamental para preparar a TOYOTA GAZOO Racing para outra campanha de sucesso no campeonato.

 

Citações

Lucas Moraes: “Estou incrivelmente entusiasmado por participar no Rali Dakar mais uma vez, especialmente como parte de uma equipa tão forte. A GR DKR Hilux Evo é uma máquina incrível e, com as últimas melhorias, sinto-me confiante de que temos tudo o que precisamos para competir ao mais alto nível. É uma honra representar a Toyota e trabalhar com parceiros como a Repsol, à medida que avançamos para um futuro mais sustentável no desporto automóvel.”

 

Seth Quintero: “Fazer parte da Toyota Gazoo Racing para o Dakar 2025 é um sonho tornado realidade. Todos os anos, aprendo e cresço mais como piloto, e o Dakar é o teste final. Com a Repsol a bordo como patrocinador, é emocionante saber que estamos a contribuir para algo maior do que apenas as corridas - somos pioneiros em tecnologias renováveis e provamos o que é possível com energia sustentável no automobilismo.”

 

Andrea Carlucci, Chefe de Equipa: “O Rali Dakar 2025 representa o compromisso da Toyota Gazoo Racing com a excelência e a inovação. Com a Repsol a juntar-se a nós como um parceiro chave, estamos a dar passos significativos em direção a um futuro sustentável. A nossa equipa deste ano é uma mistura de juventude e experiência, que acreditamos ser essencial para enfrentar os desafios do Dakar. A GR DKR Hilux Evo foi meticulosamente refinada e estou confiante de que estamos a apresentar um dos alinhamentos mais fortes do evento deste ano.”

DKR DKR Hilux Evo

As seis equipas irão competir na mais recente iteração da Toyota GR DKR Hilux Evo, comprovada em competição. Mantendo-se fiel ao seu design base, fiável e de confiança, que proporcionou múltiplas vitórias, a versão 2025 foi submetida a refinamentos meticulosos, melhorando ainda mais a qualidade, durabilidade e fiabilidade - valores que estão no centro da abordagem da Toyota. Estas atualizações estão enraizadas na filosofia Kaizen da Toyota de melhoria contínua, com cada iteração a basear-se nos sucessos do passado para criar um veículo que pode suportar os terrenos mais difíceis.

ESPECIFICAÇÕES: GR DKR HILUX EVO (2025)

Motor - Motor de Produção V35A

De origem Toyota - Land Cruiser 300

Tipo de motor – Bi-Turbo, Gasolina

Regulação de Controlo – Boost do turbo-compressor limitado pela Curva de Potência de Referência FIA

Potência - 264 kW a 5.300 rpm

Binário - 620 Nm

Gestão do motor - Motec

Transmissão - Sadev de 6 velocidades, Mudanças sequenciais

Diferenciais - Todos de deslizamento limitado (dianteiro, central, traseiro)

Embraiagem - Placa dupla em cerâmica, 215 mm

Construção - Estrutura tubular

Distância Entre-eixos - 3.140 mm

Via - 2.025 mm

Comprimento total - 4,810 mm

Largura total - 2.300 mm

Altura Total - 1,890 mm

Peso Total - 2.010 kg, Mínimo Regulamentado pela FIA (peso seco)

Carroçaria - Toyota Hilux Pick-Up Cabine Dupla, Material compósito

Suspensão dianteira - Double Wishbone, 350 mm de curso

Suspensão Traseira - Double Wishbone, 350 mm de curso

Jantes - Evo Course, 17 polegadas

Pneus - BF Goodrich, 37 polegadas

Depósito de combustível - FT3 Safety Cell, 540 litros

 

PRINCIPAIS RESULTADOS EM 2024

Campeonatos Mundiais

Rali Dakar

-TGR:

6º À GERAL (Guy Botterill / Brett Cummings)
-TLC:

11ª VITÓRIA CONSECUTIVA NA CATEGORIA DE CARROS DE PRODUÇÃO

(Akira Miura / Mayeul Barbet)

-HINO TEAM SUGAWARA:

6º À GERAL NA CATEGORIA CAMIÕES

(Teruhito Sugawara / Hirokazu Somemiya / Yuji Mochizuki)

FIA World Rally Raid Championship

(W2RC)

TGR: Campeão de Construtores

(TLC and HINO Team Sugawara participam apenas no Dakar.)

 

DAKAR 2025―EQUIPA TGR

Equipa

Nº.

Piloto / Co-Piloto

TOYOTA GAZOO Racing

(TGR)

203

Piloto

Lucas Moraes (Brasil)

Co-Piloto

Armand Monleon (Espanha)

204

Piloto

Seth Quintero (Estados Unidos)

Co-Piloto

Dennis Zenz (Alemanha)

TOYOTA GAZOO Racing África do Sul

(TGRSA)

205

Piloto

Guy Botterill (África do Sul)

Co-Piloto

Dennis Murphy (África do Sul)

206

Piloto

Giniel de Villiers (África do Sul)

Co-Piloto

Dirk von Zitzewitz (Alemanha)

211

Piloto

Henk Lategan (África do Sul)

Co-Piloto

Brett Cummings (África do Sul)

218

Piloto

Saood Variawa (África do Sul)

Co-Piloto

Francois Cazalet (France)

TGR site Oficial URL : https://toyotagazooracing.com/dakar/2025/

DAKAR 2025―EQUIPA TLC

Equipa

Nº.

Piloto / Co-Piloto


Team Land Cruiser / Toyota Auto Body (TLC)

500

Piloto

Akira Miura (Japão)*

Co-Piloto

Jean-Michel Polato (França)

501

Piloto

Ronald Basso (Franç)

Co-Piloto

Jean Pierre Garcin (França)

*Colaborador Toyota Auto Body

TLC site oficial URL : https://www.toyota-body.co.jp/dakar/

 

 

 

DAKAR 2025―EQUIPA HINO TEAM SUGAWARA

Equipa

Nº.

Piloto / Co-Piloto


HINO TEAM SUGAWARA

607

Piloto

Teruhito Sugawara (Japão)

Co-Piloto

Hirokazu Somemiya (Japão)

Mechanic

Yuji Mochizuki (Japão)

Equipa Hino Sugawara site oficial URL : https://www.hino.co.jp/corp/dakar

 

Parceiros

A Red Bull estabeleceu-se como o principal apoiante dos desportos radicais e dos atletas e, como tal, enquadra-se perfeitamente nos esforços da TOYOTA GAZOO Racing no Dakar e no W2RC. O fabricante austríaco de bebidas energéticas estabeleceu uma parceria com a TGR ao longo de vários anos, e o envolvimento deu frutos quando a equipa ganhou um segundo título Dakar em janeiro de 2022, e um terceiro em 2023.

SpeedMax é uma marca própria da CantuStore, que é a maior plataforma omnichannel e líder no mercado de reposição de pneus no Brasil. A SpeedMax promove o máximo desempenho através de pneus de alta performance que atendem a todos os tipos de veículos, desde carros de passeio até caminhões e tratores, além de câmaras de ar e rodas de camião.

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens: https://toyotagazooracing.com/media/