TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2023: Berdomás vence em La Nucía a sua quarta vitória do ano

  • A dupla Dani Berdomás / Brais Mirón (Grupo Breogán) são agora líderes isolados da TGR Iberian Cup depois do triunfo incontestável no Rally La Nucía - Mediterráneo.
  • Sergi Francolí / Xavier Moreno (CSM Automoció), embora terminassem na sexta posição final, são a única dupla que pode discutir o título com Berdomás.
  • A última prova da época será o Rally Ciudad de Pozoblanco, nos dias 17 e 18 de novembro.

 

5 de novembro de 2023 – O Rally La Nucía - Mediterráneo Trofeo Costa Blanca foi a sétima prova da temporada da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup e última disputada em piso de asfalto. Uma jornada à qual Dani Berdomás (Grupo Breogán) e Sergi Francolí (CSM Automoció) chegavam empatados em pontos na classificação geral. Ambos estavam determinados a “jogar” tudo pelo título desde o primeiro quilómetro, mas este previsível duelo rapidamente ficou resolvido depois dos problemas de travões que o piloto catalão sofreu nas três primeiras classificativas e que o levaram a cair na tabela classificativa.

Deste modo, Dani Berdomás (Grupo Breogán) não baixou o ritmo e marcou o melhor tempo na primeira “ronda”, estabelecendo desde o início uma acentuada diferença para todos os seus rivais. Depois de passar pela assistência, Francolí pôde solucionar os seus problemas e a partir daí lançou-se em busca da recuperação, algo que ficou vincado ao averbar sete melhores tempos, para subir até à sexta posição final do rali.

Mais atrás viveu-se um dos despiques mais empolgantes da temporada, entre Javi Villa (Asturhíbrido) e Alberto Monarri (IPPON Motor Vallés), com o asturiano a subir ao segundo lugar do pódio. O piloto madrileno terminou à frente na primeira etapa, mas o seu rival não se deu por vencido e no dia seguinte esteve ao ataque. Finalmente, Villa mostrou-se competitivo em asfalto e conseguiu superar Monarri por uma diferença de apenas 0,8 segundos, sendo já o piloto com maior número de pódios consecutivos (três) esta temporada. Graças a este resultado, um e outro melhoraram as suas posições na TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup.

Bruno Bulacia (CSM Automoció), que até esta prova reunia apenas hipóteses matemáticas de lutar pelo título, não conseguiu mantê-las, apesar de ser o quarto classificado desde a classificativa inicial do rali, com um ritmo constante, mas insuficiente para acompanhar os pilotos da frente.

Mais atrás, Pierre Lafay (CHL Sportauto) foi outros dos pilotos que manteve a mesma posição durante todo o rali. O quinto lugar permitiu-lhe importantes pontos para subir lugares na classificação geral, depois de beneficiar, também, da ausência de Miguel Campos (Macedo & Macedo GTW Racing). A esta ausência somou-se ainda a de Ricardo Costa (Macedo & Macedo GTW Racing), algo que deixou a representação dos pilotos portugueses em exclusivo a Pedro Lago (Toyota Caetano Auto), que terminou na sétima posição, a mesma que ocupa na classificação geral da TGR Iberian Cup.

Joan Sabater (CSM Automoció) e José Mulero (Labasa) completaram a classificação, ao terminarem, respetivamente, em oitavo e nono. Quem não lograram concluir foram Albert Llovera (Grupo La Grajera) e Antonio Sainz (KOBE Motor).

A próxima prova do troféu monomarca organizada pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e MSI disputar-se-á em Pozoblanco (Córdoba), em pisos de terra, nos dias 17 e 18 de novembro. Será a oitava e última de uma temporada emocionante e que vai decidir o campeão desta edição 2023. Um título a que apenas podem aspirar Dani Berdomás (Grupo Breogán) e Sergi Francolí (CSM Automoció), ainda que Berdomás parta como principal favorito, já que depende somente de si próprio, para conquistar o tão desejado troféu.

 

Para mais informação consulte: https://www.toyotagazooracingiberiancup.com/

 

Siga-nos nas redes sociales:

INSTAGRAM: @tgr_iberiancup

FACEBOOK: @TGRIberianCup

TWITTER: @iberiancup_tgr

 

#

PILOTO

COPILOTO

EQUIPA

TEMPO

Daniel Berdomás

Brais Mirón

Grupo Breogán

1:35:23.4

Javier Villa

Enrique Alonso

Asturhíbrido

+29.5

Alberto Monarri

Sergio Fernández

IPPON Motor Vallés                        

+30.3

Bruno Bulacia

Gabriel Morales

CSM Automoció

+1:58.2

Pierre Lafay

Silvestre Corentin

CHL Sportauto

+4:15.7

Sergi Francolí

Xavier Moreno

CSM Automoció

+4:37.0

Pedro Lago Vieira

Ricardo Faria

Toyota Caetano Auto              

+6:15.8

Joan Sabater

Gerard Taberner

CSM Automoció                  

+8:23.3

José Mulero

Carlos Fernández

Labasa

+9:20.1

CLASSIFICAÇÃO GERAL TGR Iberian Cup 2023

 

PILOTO

EQUIPA

PONTOS

Daniel Berdomás

Grupo Breogán

128

Sergi Francolí

CSM Automoció

120

Bruno Bulacia

CSM Automoció

100

Alberto Monarri

IPPON Motor Vallés

90

Javier Villa

Asturhíbrido

85

Ricardo Costa

Macedo & Macedo GTW Racing

77

Pedro Lago Vieira

Toyota Caetano Auto

67

José Mulero

Labasa

45

Pierre Lafay

CHL Sportauto

41

10º

Joan Sabater

CSM Automoció

38

11º

Miguel Campos

Macedo & Macedo GTW Racing

33

12º

Jean-Michel Raoux

WINTech Competição

24

13º

Emmanuel Gascou

Macedo & Macedo GTW Racing

23

14º

Albert Llovera

Grupo La Grajera

22

15º

Isaac Vera

KOBE Motor

15

16º

Antonio Sainz

KOBE Motor

6

17º

Jonathan Rieu

WINTech Competição

0

PROVA

DATA

SUPERFICIE

Rally Serras de Fafe

11-12 março

Terra

Rally da Auga Comarca de Ordes

24-25 março

Terra

Rally Terras Aboboreira

29-30 abril

Terra

Rally de Lisboa

16-18 junho

Asfalto

Rally Princesa de Asturias SCER

8-9 setembro

Asfalto-Terra

Rally Vidreiro

13-14 outubro

Asfalto

Rally La Nucía SCER

3-4 novembro

Asfalto

Rally Pozoblanco SCER

19-20 novembro

Terra