TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2023: Vitória incontestada de Dani Berdomás no Rally da Auga

  • O piloto do Grupo Breogán impôs-se no Rally da Auga Comarca de Ordes, segunda prova pontuável para a TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup.
  • O Toyota GR Yaris RZ Cup demonstrou a sua eficácia e desempenho ao terminar entre os 10 primeiros classificados da geral neste rali.
  • Bruno Bulacia (CSM Automoció) segundo, e Sergi Francolí (CSM Automoció) terceiro e líder no troféu monomarca de Toyota, completaram o pódio do rali.

O TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup fez a sua estreia em terras espanholas esta época com um total de 16 inscritos no Rally da Auga Comarca de Ordes, registando um novo recorde no troféu monomarca organizado pela Toyota Espanha, Toyota Caetano Portugal e Motor & Sport Institute (MSi).

A segunda jornada do ano da Taça Ibérica TGR começou na sexta-feira com uma especial espetáculo e com a partida cerimonial em Ordes, e teve o seu dia decisivo no sábado, com 110 quilómetros cronometrados em terra batida. O piloto local Dani Berdomás (Grupo Breogán) assumiu o comando da prova desde a primeira especial, estabelecendo desde logo o tempo mais rápido.

Mais atrás, em acesa luta, surgiam os dois pilotos da CSM Automoció: Sergi Francolí e Bruno Bulacia. Ricardo Costa (Macedo & Macedo GTW Racing) juntou-se a estes, mas na terceira especial furou e distanciou-se das primeiras posições. Manu Gascou e Alberto Monarri (IPPON Motor Vallés), que já se sentia mais confortável com o GR Yaris RZ, completavam as cinco primeiras posições. Após as quatro primeiras provas classificativas da manhã, os cinco pilotos estavam separados por apenas 36 segundos.

Apesar de o dia ter começado ensolarado, a chuva apareceu durante a tarde. Dani Berdomás (Grupo Breogán) continuou intratável e Sergi Francolí (CSM Automoció), apesar de ter assinado o melhor tempo na sexta especial, alheou-se da luta pela vitória ao ter de somar uma penalização de 20 segundos ao seu tempo, por se ter atrasado no controlo horário de saída da assistência.

Bruno Bulacia (CSM Automoció) rubricou o melhor tempo na penúltima especial e ficou a apenas 7 segundos de Dani Berdomás antes de disputarem os últimos 14 quilómetros do rali. O piloto boliviano procurava alcançar a sua primeira vitória na Taça Ibérica da TOYOTA GAZOO Racing, mas ao sair largo numa das curvas perdeu tempo e também perdeu a hipótese de vencer, e teve de se contentar com o segundo degrau do pódio. Francolí, apesar de ter tentado anular os segundos perdidos devido à penalização, garantiu o terceiro lugar, o que ainda lhe permite manter-se como líder da classificação geral do TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, decorridas que estão duas jornadas.

Ricardo Costa (Macedo & Macedo GTW Racing) encetou uma boa recuperação após o furo e, com uma boa fase final, terminou o Rally da Auga Comarca de Ordes no quarto posto, à frente de Alberto Monarri que se manteve nos cinco primeiros lugares durante toda a prova.

Jean-Michel Raoux (WINTech Competição), com um ritmo regular foi sexto classificado. Javi Villa, que esteve em crescendo naquele que foi o seu quarto rali com o Toyota GR Yaris RZ, subiu ao sétimo lugar com o quarto tempo averbado na última especial, na frente de Pierre Lafay (CHL Sportauto), Miguel Campos, Pedro Lago (Toyota Caetano Auto), José Carlos Mulero (Labasa) e Albert Llovera (Grupo La Grajera).

Joan Sabater (CSM Automoció), que conduzia pela primeira vez um carro de tração às quatro rodas, e Isaac Vera (KOBE Motor) fecharam a classificação depois de conseguirem reparar os danos sofridos nos seus carros após terem saído de estrada nos troços da manhã. A única desistência foi a de Manu Gascou, que era quarto da geral até ter tido problemas. Jonathan Rieu (WINTech Competição), apesar de inscrito na prova, não arrancou devido a questões de saúde.

Mais uma vez, o Toyota GR Yaris RZ Cup demonstrou a sua fiabilidade e eficiência ao colocar três equipas da TGR Iberian Cup nos dez primeiros da classificação geral do Rally da Auga Comarca de Ordes. Destaca-se principalmente o sexto lugar absoluto alcançado por Dani Berdomás, na frente de modelos pertencentes a categoria Rally2, que é superior em termos técnicos regulamentares, nomeadamente quanto às modificações e melhoramentos que são permitidos.

A próxima etapa da TGR Iberian Cup vai voltar a disputar-se em Portugal, no Rali Terras D’Aboboreira, nos dias 29 e 30 de abril, novamente em piso de terra.

Mais informações em: https://www.toyotagazooracingiberiancup.com/

Segue-nos nas redes sociais:           INSTAGRAM:   @tgr_iberiancup

FACEBOOK:    @TGRIberianCup

TWITTER:           @iberiancup_tgr