TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2024: Josep Bassas e Manel Muñoz conseguem a sua primeira vitória no Rallye Rías Baixas

  •  Josep Bassas e Manel Muñoz conquistaram o triunfo na última das 10 classificativas da prova galega.
  • Bruno Bulacia (108 pontos) é o líder isolado da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup.
  • Javi Villa e Miguel Campos estão empatados (72 pontos) após a quinta prova da época.

 

8 de julho de 2024 – O 57º Rallye Rías Baixas, do Super-Campeonato de Espanha de Ralis, voltou este último fim de semana ao mais alto nível do automobilismo espanhol desde que havia sido pontuável para o Campeonato de Espanha de Ralis em 2015. Uma prova inédita no calendário da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, que marcou o final da primeira parte da temporada da competição monomarca organizada pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e MSI.

 

Desta vez, e frente aos pilotos que partiam como favoritos aos comandos dos Toyota GR Yaris RZ Cup, era José Lamela (Grupo Breogán) quem começava por alcançar o melhor tempo na Prova Especial de Classificação (PEC) 1, ainda que Josep Bassas (IPPON Motor Vallés) se situasse a apenas 4.4 segundos. Por seu turno, Bruno Bulacia (CSM Automoció), líder do troféu e que tinha ganho o rali anterior, em Lisboa, colocava-se em terceiro, a 4.7 segundos.

 

Javi Villa (Arturhíbrido), um dos pilotos mais rápidos esta temporada em asfalto, marcava o melhor tempo na PEC 3, embora José Lamela (Grupo Breogán), ao averbar o melhor tempo na PEC 4, acabasse como o piloto mais rápido da primeira etapa do rali, deixando Josep Bassas (IPPON Motor Vallés) a 14.7 segundos e Javi Villa (Arturhíbrido), na terceira posição, a 18.1 segundos.

 

Mais atrás, Bruno Bulacia (CSM Auromoció), quarto, e Pedro Lago (Toyota Caetano Auto), quinto, mantinham um animado despique e terminavam o primeiro dia separados por 1.6 segundos. Miguel Campos (Macedo & Macedo GTW Racing), José Mulero (Labasa) e Manuel Martins fechavam a classificação. Iván Raña viu-se forçado a abandonar, devido a um problema mecânico.

 

Na manhã de sábado, José Lamela (Labasa) mantinha o ritmo do dia anterior e conquistava um terceiro “scratch”. Por seu turno, Javi Villa (Arturhíbrido) era vítima de um problema e na segunda classificativa teve de desistir, o que permitia a Bruno Bulacia (CSM Automoció) ocupar a terceira posição, que manteria até ao final do rali.

Josep Bassas (IPPON Motor Vallés) marcava um novo “scratch” na PEC 8, o que lhe permitiu ascender ao lugar mais alto da classificação. Contudo, na “especial” seguinte perdeu mais de 22 segundos, voltando a ceder a liderança a Lamela, para ambos chegarem à derradeira PEC do rali, com 12.06 quilómetros, separados por apenas 2.7 segundos. Finalmente, nesta última classificativa Bassas revelava-se mais rápido e conquistava a sua primeira vitória na TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup.

 

Pedro Lago (Toyota Caetano Auto), que até à sexta das dez classificativas estivera em aceso despique com Bruno Bulacia (CSM Automoció) pelo último lugar do pódio, foi penalizado em 5 segundos, mantendo-se, já folgado, numa cómoda quarta posição, secundado por Miguel Campos (5º). Manuel Martins, que também foi penalizado com 5 segundos, terminou na sexta posição entre os GR Yaris RZ.

 

Desta forma, a TGRIC continua a ser liderada por Bruno Bulacia (108 pontos), enquanto Javi Villa e Miguel Campos estão agora empatados nas segunda e terceira posições, com 72 pontos, ainda que o piloto asturiano se encontre na frente por ter conquistado uma vitória numa classificativa.

 

A próxima prova da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup será o Rallye Villa de Llanes, a 20 e 21 de setembro, sendo a última jornada do ano que se correrá em piso de asfalto.

 

Mais informação em: https://www.toyotagazooracingiberiancup.com/

Siga-nos nas redes sociais:

INSTAGRAM: @toyota_gazoo_racing_spain

FACEBOOK: @TGRIberianCup

TWITTER: @iberiancup_tgr

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL TGR Iberian Cup: 57º Rallye Rías Baixas

#

PILOTO

COPILOTO

EQUIPA                                               TOTAL

Josep Bassas

Manel Muñoz

IPPON Motor Vallés                      1:20:21.5

José Lamela

Unai Conde

Grupo Breogán                                 +6.1                      

Bruno Bulacia

Gabriel Morales

CSM Automoció                               +43.7

Pedro Lago

Marco Macedo

Team Caetano Auto                        +1.09.5

Miguel Campos

Joana Silva

Macedo & Macedo GTW Racing   +6.14.4

Manuel Martins

Rui Vilaça

                                                            +6.32.8

José Mulero

Roberto Martínez

Labasa                                                +15.49.2

Ivan Raña

Iván López

Grupo Breogán                                 +30.45.1

CLASSIFICAÇÃO GERAL TGR Iberian Cup 2024

 

PILOTO

EQUIPA

PONTOS

Bruno Bulacia

CSM Automoció

108

Javier Villa

Asturhíbrido

72

Miguel Campos

Macedo & Macedo GTW Racing

72

Josep Bassas

IPPON Motor Vallés

67

Pedro Lago

Toyota Caetano Auto

61

José Lamela

Grupo Breogán

60

Manuel Martins

 

30

José Mulero

Labasa

27

Ivan Raña

Grupo Breogán

18

10º

Ricardo Costa

Macedo & Macedo GTW Racing

4

 

 

 

CALENDÁRIO TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2024

PROVA

DATA

SUPERFÍCIE

Rally Serras de Fafe

23-24 fevereiro

Terra

Rally Internacional Sierra Morena

6-7 abril

Asfalto

Rally Terras D’Aboboreira

26-27 abril

Terra

Rally de Lisboa

7-8 junho

Asfalto

Rally Rías Baixas

5-6 julho

Asfalto

Rally Villa de Llanes

20-21 setembro

Asfalto

Rally RACC Catalunya-Costa Daurada

19-20 outubro

Terra

Rally de Murça

17-18 novembro

Terra