- Dani Berdomás (Grupo Breogán) e Sergi Francolí (CSM Automoció), empatados na liderança do campeonato, partem como favoritos na penúltima jornada da época
- Bruno Bulacia (CSM Automoció), terceiro da classificação geral, ainda tem hipóteses de lutar pelo título
- Rally La Nucia é a última prova que os pilotos da TGR Iberian Cup vão disputar em asfalto, nos dias 3 e 4 de novembro
2 de novembro de 2023 – A TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, uma das competições mais emocionantes do programa de ralis de alta competição da atualidade, voltará ao ativo este fim de semana (3 e 4 de novembro) com o Rally La Nucia-Mediterrâneo Trofeu Costa Blanca. Será a última prova da temporada que os Toyota GR Yaris RZ Cup disputam em asfalto e a penúltima do campeonato, à qual chegam dois pilotos empatados na tabela classificativa.
Sergi Francolí (CSM Automoció), que desistiu no Rally Vidreiro, a última prova disputada em Portugal, perdeu a liderança para Dani Berdomás (Grupo Breogán), que conquistou uma vitória que lhe serviu para ascender ao topo da classificação geral. Embora ambos os pilotos se encontrem empatados (103 pontos), o galego está em vantagem, já que acumula três vitórias, enquanto Francolí tem duas. Os dois partem como favoritos para a discussão da vitória, embora não se lhes anteveja uma tarefa fácil, face à forte oposição dos seus rivais.
Bruno Bulacia (CSM Automoció), terceiro na classificação geral e que também desistiu no Rally Vidreiro, é outro dos pilotos que já logrou subir uma vez esta época ao lugar mais alto do pódio e, apesar dos 17 pontos que o separam do primeiro lugar, ainda tem opções matemáticas de lutar pelo título na competição monomarca organizada pela Toyota Espanha, Toyota Caetano Portugal e MSI. Pelo menos, já tem assegurado o primeiro lugar na categoria Junior (menos de 24 anos).
Alberto Monarri (IPPON Motor Vallés), um dos pilotos mais regulares da temporada e com mais experiência na TGR Iberian Cup, está na quinta posição (74 pontos). O madrileno tem agora a oportunidade de superar Ricardo Costa (Macedo & Macedo GTW Racing), que não se inscreveu nesta prova e do qual o separam três pontos.
Javi Villa (Asturhíbrido), que está a fazer uma temporada em crescendo, ocupa a sexta posição da tabela classificativa (67 pontos), depois do seu segundo lugar na última prova. O asturiano será um dos aspirantes ao pódio em La Nucía, já que é em asfalto que se revela mais competitivo e já o comprovou, dada a sua experiência no Campeonato de Espanha de Montanha em que conquistou o título por nove ocasiões.
Pedro Lago (Toyota Caetano Auto), que também somou importantes pontos para a classificação geral ao terminar em quinto o último rali, será o único representante português, face à mencionada ausência de Costa e também à de Miguel Campos (Macedo & Macedo GTW Racing), que sofreu um forte acidente no Rali Vidreiro.
José Carlos Mulero (Labasa), Joan Sabater (CSM Automoció) e Antonio Sainz (KOBE Motor), o irmão do bicampeão do mundo de ralis, Carlos Sainz, voltam a integrar a lista de inscritos, a que se juntam Albert Llovera (Grupo La Grajera) e Pierre Lafay (CHL Sportauto), depois das ausências em Portugal.
O Rally La Nucía celebrará a partida protocolar esta quinta-feira. Na sexta-feira (dia 3) e sábado (dia 4) disputam-se as 12 provas de classificação previstas, somando um total de 151,45 km cronometrados. Esta prova é pontuável para o Supercampeonato de Espanha de Ralis e conta entre os participantes com Jos Verstappen. O pai do recém coroado Campeão do Mundo de Fórmula 1, Max Verstappen, compete com um Rally2, uma categoria em que no próximo ano a Toyota procura estar presente.
Os Pilotos da TOYOTA GAZOO Racing participam esta quinta-feira numa ação de formação de primeiros socorros com o objetivo de melhorar a segurança nos ralis. No mesmo dia, as equipas participantes doarão produtos alimentares a uma ONG.
Mais informações em: https://www.toyotagazooracingiberiancup.com/
Siga-nos nas redes sociais:
INSTAGRAM: @tgr_iberiancup
FACEBOOK: @TGRIberianCup
TWITTER: @iberiancup_tgr