- Javier Villa (Asturhíbrido) chega a Portugal como novo líder, com uma vantagem de 5 pontos, depois de ter conquistado em Córdoba a sua primeira vitória com o GR Yaris RZ Cup.
- Bruno Bulacia (CSM Automoció), atual segundo classificado na TGR Iberian Cup, é o favorito no rali que dominou e venceu em 2023
- São dez as equipas inscritas na segunda prova da temporada em território português do troféu monomarca da Toyota
24 de Abril de 2024 – Decorridas duas semanas sobre a jornada de Córdoba, a TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup (TGRIC) volta à ação, agora de novo em território português, no Rali Terras D’Aboboreira (26 e 27 de abril), para a terceira das oito provas da temporada. Será, também, o regresso às classificativas de terra, depois da abertura do ano em Fafe, no final de fevereiro, e as perspetivas deixam antever mais um rali marcado por elevado nível competitivo proporcionado pelas dez equipas inscritas.
Se Bruno Bulacia (CSM Automoció) iniciou a época com o pé direito, ao triunfar em Fafe, Javier Villa (Asturhíbrido), o antigo pluricampeão espanhol de montanha que está cada vez mais à-vontade nos ralis, confirmou em Córdoba ser um nome a ter em conta na discussão do título na TGRIC. A vitória do asturiano no asfalto andaluz, numa prova marcada por muitas desistências, permitiu-lhe saltar para a liderança da competição organizada pela Toyota Espanha, Toyota Caetano Portugal e MSI. Villa dispõe de uma diferença de 5 pontos face ao boliviano Bulacia, ambos já destacados do catalão Josep Bassas (IPPON Motor Vallés), que não foi particularmente feliz na prova anterior, ao ser forçado a desistir quando se encontrava no topo da classificação. Bulacia, vencedor na Aboboreira em 2023, regressa agora como principal favorito a uma zona onde foi feliz e conquistou o seu primeiro triunfo na TGRIC.
Na prova que decorrerá na Serra da Aboboreira, Ricardo Costa (Macedo & Macedo GTW Racing), José Carlos Mulero (Labasa) e José Lamela (Grupo Breogán), desistentes em Córdoba, terão como objetivo prioritário recuperar pontos na terceira ronda do ano.
Miguel Campos (Macedo & Macedo GTW Racing) que na Andaluzia terminou no segundo lugar do pódio – em Fafe, no início da época, não concluiu a prova, somando apenas 2 pontos – é agora o terceiro classificado dos Yaris GR RZ Cup, com 3 pontos de vantagem para Pedro Lago (Toyota Caetano Auto). A correr “em casa”, os dois pilotos portugueses aspiram, naturalmente, a melhorar as respetivas posições na tabela classificativa do troféu.