- Dani Berdomás-Brais Mirón (Grupo Breogán) sucedem a Sergi Francolí-Xavier Moreno (CSM Automoció) como campeões na segunda edição da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup.
- Bruno Bulacia (CSM Automoció) venceu o Rali Cidade de Pozoblanco e terminou em terceiro da classificação geral final.
- Sergi Francolí (CSM Automoció), terceiro em Pozoblanco, sagrou-se vice-campeão da TGR Iberian Cup.
19 de novembro de 2023 – O Rali Cidade de Pozoblanco, disputado este fim de semana, foi a oitava e última prova da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2023. A segunda edição da competição monomarca com os Toyota GR Yaris RZ Cup foi emocionante, já que tanto Dani Berdomás (Grupo Breogán) como Sergi Francolí (CSM Automoció) chegavam à prova final com a possibilidade de ganhar o título.
O rali, em piso de terra, começou com uma classificativa de abertura complicada, devido ao pó. Este troço serviu para estabelecer o guião da jornada, já que Bruno Bulacia (CSM Automoció) partiu com a clara intenção de assegurar o segundo lugar da classificação geral. Para consegui-lo estava obrigado a vencer o rali e era necessário, também, que Sergi Francolí cometesse algum erro. Daí que o boliviano lançasse um forte ataque desde o início e depois de ter registado o melhor tempo na primeira “especial” do dia, voltou a consegui-lo mais seis vezes. Dani Berdomás (Grupo Breogán) secundou-o naquela especial e Sergi Francolí (CSM Automoció) foi o terceiro mais rápido.
A hierarquia verificada nessa primeira “especial” repetiu-se nas três seguintes da manhã e como Sergi Francolí (CSM Automoció) não averbou nenhum melhor tempo, o que lhe permitiria somar pontos extra, Dani Berdomás (Grupo Breogán) passava a ser, matematicamente, o vencedor da segunda edição da TGR Iberian Cup, muito embora ainda restassem mais quatro “especiais” para o final.
Durante a manhã ocorreram dois acidentes: Joan Sabater (CSM Automoció) saiu de estrada, sendo forçado a abandonar, e Isaac Vera (Kobe Motor), que regressava neste rali, não pôde chegar ao fim devido a um problema mecânico. Enquanto isso, Javi Villa (Asturhíbrido), apesar de ter prosseguido em prova depois de capotar, perdeu a possibilidade de discutir os primeiros lugares, algo que não ensombra o bom desempenho na sua época de estreia em ralis.
Alberto Monarri (IPPON Motor Vallés), muito regular ao longo do rali, terminou, finalmente, quarto, posição que lhe permitiu situar-se no mesmo lugar da classificação geral da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, com uma vantagem de 5 pontos para Javi Villa (Asturhíbrido), que foi quinto.
Pedro Lago Vieira (Toyota Caetano Auto), único piloto português inscrito em Pozoblanco, posicionou-se no quinto lugar desde o início e assim continuou até ao final, somando pontos importantes, embora em número insuficiente para superar Ricardo Costa (Macedo & Macedo GTW Racing), ausente nesta prova. Ambos acabaram a época separados por escassos três pontos. Logo a seguir a Pedro Lago Vieira (Toyota Caetano Auto) situou-se José Mulero (Labasa), para terminar em sexto o rali e oitavo da classificação geral.
A classificação do Rali Cidade de Pozoblanco fechou com Alberto Llovera (Grupo La Grajera) na sétima posição, o que lhe permitiu assegurar o título de melhor piloto sénior (mais de 54 anos).
Cumprimentos os 93 quilómetros cronometrados em piso de terra, Bruno Bulacia (CSM Automoció) somou a sua segunda vitória da temporada com o GR Yaris, mantendo o terceiro lugar da classificação geral final e reafirmando-se como o melhor piloto Júnior (menos de 24 anos). O pódio desta última prova foi completado por Dani Berdomás (Grupo Breogán) e Sergi Francolí (CSM Automoció).
No final do rali teve lugar a gala oficial da época, com a entrega de prémios da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, competição monomarca organizada por Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e MSI.
Para mais informação consulte: https://www.toyotagazooracingiberiancup.com/
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