Skip to Main Content (Press Enter)

Dobradinha da TOYOTA GAZOO Racing no Rali da Grécia

  • A dupla finlandesa Kalle Rovanperä / Jonne Halttunen levou o Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid ao terceiro triunfo da época, desta feita na Grécia
  • A dupla Elfyn Evans e Scott Martin conseguiu mais uma “dobradinha” para a TOYOTA GAZOO Racing garantindo o segundo lugar numa prova exigente para pilotos e máquinas.
  • Rovanperä lidera o campeonato de pilotos com 33 pontos de vantagem sobre o colega Evans – que por sua vez passou a ter 33 pontos de vantagem para o terceiro.

10 de setembro 2023 - Ao volante do Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid, Kalle Rovanperä e o seu Co-piloto Jonne Halttunen, venceram pela terceira vez este ano. O triunfo na Grécia surge a três provas do final da época, colocando a dupla finlandesa ainda mais na liderança e em boa posição para repetir a vitória no campeonato.

A 10ª prova da época do Campeonato do Mundo de Ralis foi extremamente exigente para carros e pilotos, com os incêndios e cheias que devastaram a Grécia, os troços estavam com muita pedra e valas profundas. Após a curta especial de abertura na quinta-feira 7 de setembro e a desvantagem de abrir a estrada na sexta-feira, Rovanperä teve um dia notável no sábado, o dia mais longo da prova. Com uma condução rápida e inteligente conseguiu evitar alguns erros e azares de outros, como foi o caso de Sébastien Ogier que teve que desistir após assumir a liderança. Rovanperä terminou o dia de sábado, na frente, com mais de 2 minutos de avanço para o segundo classificado. No domingo geriu o andamento evitando danificar o GR Yaris Rally1 Hybrid, forçando o andamento no final, onde venceu a derradeira “Power Stage”, (com 2,5s de vantagem) conseguindo 5 pontos adicionais para o campeonato.

Elfyn Evans teve dificuldades muito cedo na prova, com um furo lento, que impossibilitou o piloto britânico de lutar pela vitória. No sábado terminava o dia em terceiro lugar, mas lutou até ao fim. Na derradeira power-stage o britânico conseguiu o segundo melhor tempo, terminando o rali com 4,2s de vantagem sobre o terceiro classificado, conseguindo garantir o segundo lugar da geral, que lhe permite continuar a manter a pressão sobre o colega de equipa Rovanperä.

Na sua primeira participação desde o Safari Rally do Quénia, em junho, Sébastien Ogier liderou o rali na tarde de sábado, até sofrer danos nos pneus e na suspensão na última especial do dia. Foi forçado a abandonar e reiniciou na manhã de domingo, terminando em 10º da geral.

Ao volante de um quarto GR YARIS Rally1 Hybrid no programa de desafio da TGR WRC, Takamoto Katsuta terminou em sexto lugar da geral – tendo estado perto da batalha pelo terceiro lugar antes de parar devido a dois furos em SS11 na tarde de sábado.

Esta dobradinha garante pontos importantes para a TOYOTA GAZOO Racing que assim aumenta a liderança no campeonato de fabricantes para 91 pontos.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALI DA GRÉCIA 2023 (Informação de domingo 15:00 www.WRC.com)
1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 3h00m16.7s
2 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1m31.7s
3 Dani Sordo/Cándido Carrera (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +1m35.9s
4 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1 HYBRID) +4m28.4s
5 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +6m22.3s
6 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +7m20.9s
7 Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Škoda Fabia RS Rally2) +9m41.0s
8 Gus Greensmith/Jonas Andersson (Škoda Fabia RS Rally2) +9m51.3s
9 Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2) +11m07.0s
10 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +11m43.4s