TOYOTA GAZOO Racing chega a Portugal com quatro GR Yaris Rally1 Hybrid

2 de maio 2024 – A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) vai participar no Rally de Portugal com quatro pilotos ao volante do GR Yaris Rally 1 Hybrid. Na quinta ronda do Campeonato Mundial de Ralis (WRC) da FIA, a TGR procura a quinta vitória consecutiva na emblemática prova lusa. Novamente na zona Centro e Norte, o rali terá lugar de 9 a 12 de maio e será a primeira, de sete provas, em piso de terra.

Os pilotos da Toyota não escondem o seu gosto pela prova organizada pelo ACP. Pela primeira vez na época de 2024, a equipa irá contar com ambos os seus pilotos campeões do mundo, Kalle Rovanperä e Sébastien Ogier: vencedores das duas últimas rondas no Quénia e na Croácia, respetivamente. Rovanperä tem como objetivo vencer em Portugal pelo terceiro ano consecutivo, enquanto Ogier já venceu a prova cinco vezes, partilhando o recorde de mais vitórias com Markku Alén.

Elfyn Evans também já venceu recentemente em Portugal: a sua vitória em 2021 é uma das quatro vitórias consecutivas da TGR-WRT desde 2019. Evans está atualmente a apenas seis pontos da liderança do campeonato de pilotos após um início de época consistente, com três pódios em quatro eventos. Embora a equipa tenha nomeado os três anteriores vencedores de Portugal para contribuírem para o campeonato de construtores, que lidera atualmente por sete pontos, Takamoto Katsuta também terá como objetivo, conseguir um bom resultado em Portugal, uma prova onde teve um forte desempenho no passado.

Rali de Portugal 2024

Portugal será o primeiro de sete ralis consecutivos em terra. A prova terá lugar maioritariamente no norte do país, com o parque de assistência a manter-se, com já é habitual em Matosinhos. A prova lusa, conta mais uma vez, com especiais rápidas e muito técnicas, com troços de terra macia e arenosa no início, que se tornam mais agrestes e desgastantes devido às pedras, sobretudo nas segundas passagens.

O percurso é semelhante ao dos anos anteriores, com o rali a começar na zona centro. Este ano, a ação competitiva começa na quinta-feira à noite com a super-especial da Figueira da Foz, que no ano passado foi disputada na sexta-feira. Sexta-feira arranca de amanhã cedo com as primeiras passagens de Mortágua, Lousã, Góis e Arganil. Após uma paragem para troca de pneus, à tarde realizam-se as segundas passagens, com a última especial do dia a ser Mortágua 2 (SS9) com o arranque previsto já depois das 17:30.

Sábado é o dia mais longo do rali, com 145,02 quilómetros de especiais cronometradas. Com quatro troços na Serra da Cabreira, que inclui a etapa de regresso a Montim e a etapa de Amarante 2, a mais longa especial da época até agora, com 37,24 km. Já à noite haverá a emblemática super-especial no circuito de rallycross de Lousada. No domingo, há duas passagens por Cabeceiras de Basto e a famosa especial de Fafe, com o mítico salto, que também serve de Power Stage do final do rali.

O novíssimo GR Yaris Rally2 também estará bem representado em WRC2 com oito equipas inscritas - o maior número até agora. Sami Pajari (Printsport), Georg Linnamäe (RedGrey), Roope Korhonen (Rautio Motorsport) e Jan Solans (Teo Martín Motorsport). Juntam-se à lista de inscritos a dupla do TGR WRC Challenge Program, Yuki Yamamoto e Hikaru Kogure, e ainda a dois pilotos que se estreiam ao volante do GR Yaris Rally2: O australiano Lewis Bates (Neal Bates Motorsport) e o francês Jean-Michel Raoux (ERACE WRT).

 

Jari-Matti Latvala (chefe da equipa)

“Vai ser ótimo ter os nossos quatro pilotos connosco em Portugal. Este ano queríamos juntá-los todos em pelo menos um rali e esta foi uma boa oportunidade para o fazer. Com o novo sistema de pontos, tem sido difícil fazer grandes diferenças no campeonato de construtores até agora. Em Portugal, vamos ter três pilotos que já venceram a prova, e o Taka, que também tem sido muito rápido, por isso temos um conjunto forte para este rali. O Kalle tem sido muito bem-sucedido neste rali nos últimos dois anos, enquanto o Seb já o ganhou cinco vezes. A posição de Elfyn na estrada pode ser mais difícil, mas ele só precisa de continuar a concentrar-se em maximizar os seus pontos contra os seus rivais no campeonato. O Taka também tem estado a conduzir muito bem e tem capacidade para lutar pelo pódio. Mas sabemos que a concorrência vai ser forte e tenho a certeza que vai haver outra grande luta pelas posições cimeiras em Portugal.”