Skip to Main Content (Press Enter)

TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal com fim de semana desafiante em Valência onde os GR Supra voltaram a ser referência

TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal - Fim de semana difícil, mas com apontamentos positivos, numa pista onde os GR Supra GT4 EVO foram muito competitivos

 

30 de setembro, 2024 - Foi um fim de semana desafiante para a TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal. Os resultados não foram os desejados, mas as prestações dos quatro GR Supra GT4 EVO abrem excelentes perspetivas para o resto da temporada.

 

O fim de semana de Valência, terceira jornada do Iberian Supercars, não pode ser considerado positivo para a TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal. No entanto, foram dados passos importantes para a evolução da equipa, com lições que serão fundamentais para o futuro. Mais ainda, o carro mostrou, novamente, ser um dos mais rápidos em pista, com um triunfo e duas presenças no pódio para os GR Supra GT4 EVO.

 

As primeiras indicações foram boas tanto para Carlos Vieira como para José Pedro Fontes, este último de regresso à velocidade. A dupla conseguiu o melhor tempo no Primeiro teste privado e no segundo Treino Privado, assinaram o segundo melhor registo da sessão, confirmando a competitividade dos pilotos e do carro. Um arranque excelente que deixava antever um bom fim de semana.

 

No entanto, as qualificações trouxeram um cenário diferente. O 11º lugar conquistado nas duas sessões, contrariou a expetativa criada. A explicação estava nos pneus, com um conjunto que não permitiu extrair tudo do carro nipónico, complicando o fim de semana da dupla lusa.

A história da corrida 1 foi curta, com um incidente a estragar o bom arranque de José Pedro Fontes, com um carro adversário a dar um toque no Toyota GR Supra GT4 EVO, que acabou danificado, obrigando Fontes a regressar às boxes, terminando a sua participação prematuramente. A segunda prova permitiu ver um pouco mais do potencial do Toyota GR Supra GT4 EVO. Carlos Vieira fez uma excelente largada e no final da primeira volta já tinha recuperado três posições. O decorrer da prova ainda permitiu subir mais uma posição já com José Pedro Fontes ao volante, que cruzou a linha de meta em sétimo lugar. No entanto, depois de aplicadas penalizações, o Toyota n.º 99 caiu para o 13º.

 

Carlos Vieira lamentou o fim de semana pouco produtivo ao nível de pontos, mas enalteceu o trabalho da equipa e de José Pedro Fontes:

“Fim de semana muito duro, que não reflete o nosso andamento. Os resultados das qualificações comprometeram o resto do fim de semana, pois ao largar no meio do pelotão, os riscos são muito superiores, como ficou demonstrado com o incidente do José Pedro Fontes que, sem culpa, ficou fora de prova. Na segunda corrida fomos competitivos, conseguimos recuperar algumas posições, apesar das penalizações. Nota positiva para o carro, que voltou a demonstrar grande potencial. Uma palavra de apreço para o José Pedro Fontes, que se adaptou de forma muito rápido e foi competitivo, como esperava.”

José Pedro Fontes teve um regresso à velocidade algo atribulado. Apesar dos desafios, Fontes gostou de reviver as sensações da velocidade. Um fim de semana que deu para matar saudades:

“Este regresso à velocidade acaba por ser positivo. Corro sempre para ganhar, mas neste fim de semana o desafio era diferente. Sem grande tempo de preparação e depois de 10 anos afastado das pistas, o meu foco era apenas adaptar-me o mais rapidamente possível e ser tão competitivo quanto possível. Creio que consegui atingir esses objetivos. O Toyota GR Supra GT4 EVO deu-me confiança desde início e comprovou o que já tinha sentido num teste anterior. Infelizmente, os resultados não demonstram a competitividade, por alguns fatores, vários deles alheios a nós. Saio daqui satisfeito por ter feito dupla com o Carlos e com a certeza que a TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal é uma estrutura vencedora. Foi bom voltar a sentir a emoção das lutas em pista.”

 

A TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal regressa às pistas em outubro, nos dias 26 e 27, em Portimão, para a derradeira jornada do Iberian Supercars, penúltima jornada do CPV.

Toyota GR Supra GT4 EVO voltou a ser a referência em pista

Os resultados dizem muito do que tem sido a competitividade dos Toyota GR Supra GT4 EVO no Iberian Supercars. Com três vitórias e dois pódios em seis corridas, além das seis poles conquistadas, a máquina nipónica tem-se imposto como uma das mais fortes.

 

O carro nº.4 da Speedy Mototrsport voltou a ser uma das referências em pista e reforçou a sua liderança na competição ibérica. A equipa da dupla César Machado e Jan Dúran, líderes do campeonato ibérico, voltou a mostrar a sua força, inicialmente com duas poles para as duas corridas do fim de semana. O triunfo na Corrida 1, conquistado com algum conforto e o pódio na corrida 2 foram os pontos altos de uma passagem bem sucedida por Valência para o GR Supra GT4 EVO líder da competição. O segundo Toyota da Speedy Motorsport teve uma dupla completamente nova para este fim de semana. Ricardo Costa e Harrison Walker fizeram a sua estreia no carro segundo GR Supra GT4 EVO da equipa de Pedro Salvador e conquistaram o pódio na corrida 2, comprovando a competitividade dos carros da equipa sediada na Maia.

 

“"Excelente fim de semana da Speedy Motorsport em que conseguimos atingir os nossos objetivos” disse Pedro Salvador, chefe de equipa. “O César Machado e o Jan Dúran voltaram a ser muito rápidos e a prova está na vitória e no segundo lugar, quer à geral, quer nos GT4 Pro, reforçando assim a liderança no campeonato. São já três triunfos, a que se juntam mais dois pódios e seis poles, o que demonstra o bom trabalho feito pela equipa com o Toyota GR Supra GT4 EVO. Nos GT4 Am, tivemos uma dupla completamente nova, mas que se adaptou rapidamente às exigências e que conseguiu um pódio na segunda corrida. Temos conseguido maximizar a performance do GR Supra GT4 EVO e estamos obviamente muito satisfeitos com os resultados obtidos".  

Para a Batina Racing, de Orlando Batina, foi um fim de semana de adaptação ao novo carro. A equipa colocou em pista o quarto GR Supra GT4 EVO, reforçando o contigente Toyota no Iberian Supercars. O desafio para este fim de semana era grande. Com pouco tempo para trabalhar a recém-chegada máquina, Valência foi quase um teste para a estrutura começar a conhecer melhor o carro. Há ainda o caminho normal a percorrer quando se recebe um carro novo, mas o quarto GR Supra GT4 EVO deverá demorar pouco a juntar-se as lutas pelos lugares cimeiros da tabela.

 

Para saber mais sobre a Toyota, consulte: https://www.toyota.pt

 

Instagram: https://www.instagram.com/toyotagazooracingcaetano_pt/

Facebook: TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal

Linkedin: TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal

 

Para mais informação sobre a TOYOTA GAZOO Racing GT4

consulte: https://toyotagazooracing.com/gt4/