Toyota Customer Racing - Um ano recheado de conquistas
A presença da Toyota no CPV e no IS não se limitou apenas à TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal. Outras estruturas elegeram o Toyota GR Supra GT4 EVO para competir nas pistas ibéricas. A Speedy Motorsport apostou forte no modelo nipónico com dois carros em pista, um na divisão GT4 Pro, com César Machado e Jan Duran e outro na Divisão GT4 Am com Luis Pedro. Uma aposta que se revelou certeira, com Machado e Duran a conquistarem o título Ibérico em GT4 Pro.
A dupla luso-espanhola conquistou quatro vitórias e três pódios, com seis poles e cinco voltas mais rápidas, uma contabilidade impressionante que justifica o título ibérico de pilotos e equipas, conquistado em Portimão. A conquista da Speedy ganha ainda mais realce olhando à qualidade e quantidade do pelotão do IS. No cômputo geral, o GR Supra GT4 EVO foi imbatível e em dez corridas do IS, apenas por uma vez não tivemos uma dupla Toyota no pódio.
As contas do CPV foram igualmente expressivas, com três vitórias, quatro pódios e seis pódios. Esta contabilidade permitiu a César Machado e Jan Duran festejarem o título português. Uma época de sonho da estrutura lusa, alicerçada na competitividade do GR Supra.
Pedro Salvador foi o porta-voz da equipa no momento de fazer o balanço da época:
“Estamos amplamente satisfeitos com o que conquistamos esta época. Conseguimos ser bem sucedidos nas três competições em que participamos, o que espelha o trabalho, o esforço e a dedicação de toda a equipa, desde mecânicos, engenheiros e pilotos. Foi esta união que nos levou ao topo, sempre com a preciosa ajuda da Gazoo Racing, parceiro fundamental nesta caminhada. O apoio que recebemos, a disponibilidade imediata de peças, o apoio técnico constante e o cuidado que sempre demonstraram deixaram-nos completamente descansados e fizemos a aposta certa quanto escolhemos o GR Supra GT4.”
Mas se o GR Supra GT4 EVO ajudou a Speedy Motorsport a chegar ao sucesso, outras estruturas também apostaram no modelo nipónico já a pensar no futuro. Foi o caso da Batina Racing que a meio da temporada adquiriu um GR Supra GT4 EVO. A troca, já com a época em andamento, foi pensada a médio prazo. Apenas focada em conhecer melhor o novo carro, a Batina Racing focou-se na aprendizagem e no desenvolvimento do novo carro, iniciando em 2024 um trabalho que se quer proveitoso já em 2025. As primeiras impressões não podiam ser melhores e na próxima temporada deveremos ter mais um GR Supra GT4 EVO na luta pelos melhores lugares.
Os números não enganam. O Toyota GR Supra GT4 foi a máquina mais competitiva no panorama ibérico, com resultados impressionantes. No ano de estreia da máquina nipónica em território nacional é caso para usar a máxima “chegar, ver e vencer”. E este é apenas o primeiro capítulo desta caminhada.