Toyota confirma produção na europa de veículos híbridos plug-in e baterias

• Toyota confirma que a nova geração Toyota C-HR será produzido na Turquia;

• Toyota Motor Manufacturing Turkey ir produzir a nova versão híbrida plug-in do Toyota C-HR;

• Toyota confirma a produção de baterias para o C-HR plug-in pela primeira vez na Europa.

30 de janeiro de 2023 – A segunda geração do Toyota C-HR será produzida na Toyota Motor Manufacturing Turkey (TMMT) em Sakarya. Disponível nas versões híbrida e híbrida plug-in, o novo Toyota C-HR também será o primeiro modelo de passageiros híbrido plug-in a ser produzido na Turquia. A TMMT será ainda a primeira fábrica europeia da Toyota a produzir veículos híbridos plug-in e a primeira a ser equipada com uma linha de produção de baterias de iões de lítio.

A linha de montagem apenas para veículos eletrificados do novo Toyota C-HR reflete o compromisso da Toyota em oferecer veículos com forte redução nas emissões de carbono no maior e mais competitivo segmento de mercado da Europa. Além da versão híbrida, o novo Toyota C-HR híbrido plug-in com baterias montadas localmente expandirá ainda mais a oferta multi-tecnológica da Toyota rumo à meta de 100% de redução de CO2 na sua gama de veículos na Europai até 2035.

O início da produção de veículos híbridos plug-in e suas baterias é um marco estratégico para a marca na Europa. Juntamente com a linha de produção de veículos, a TMMT construirá nas suas instalações uma nova linha de montagem de baterias plug-in com capacidade de 75.000 unidades por ano. A montagem das baterias para os híbridos plug-in começará em dezembro de 2023, criando cerca de 60 novos empregos qualificados.

A criação de uma linha de montagem de baterias em TMMT é um marco estratégico para a transformação da eletrificação da Toyota e também apoiará outras fábricas da Toyota na Europa no futuro, com mão de obra habilitada e com saber-fazer. O investimento total para este projeto será de cerca de € 317 milhões, elevando o investimento total acumulado em TMMT para cerca de € 2,3 mil milhões. No âmbito do investimento do novo modelo, a TMMT irá melhorar a sua linha de produção, ao mesmo tempo que estabelece a estrutura para atender aos requisitos futuros de diversidade e flexibilidade de produção - um fator chave na estratégia de sustentabilidade empresarial da Toyota Europa.

Fábrica verde

A Toyota está empenhada em alcançar a neutralidade carbónica na Europa até 2040 e tem como meta a neutralidade de carbono em todas as suas fábricas até 2030. A TMMT está a progredir em direção a esse objetivo introduzindo tecnologias que minimizam o consumo de energia e, ao mesmo tempo, mudando para energia renovável dentro a fábrica de Sakarya. Estas medidas incluem a introdução de novas tecnologias de pintura que minimizam as emissões de CO2 e a utilização de energia solar que visa tornar a fábrica autossuficiente na sua utilização energética.