Bruxelas, 13 de julho de 2023 – O volume de vendas da Toyota Motor Europe(1) (TME) nos primeiros seis meses do ano, de 573.976 unidades, registou um crescimento de +2% em relação ao ano anterior, alcançando uma quota de mercado de 6,6%. Mais de 71% das vendas de veículos europeus da TME foram eletrificados, subindo para 77% na Europa Ocidental. A marca Toyota manteve o seu segundo lugar como a marca de automóveis de passageiros mais vendida no mercado europeu e as vendas da Lexus recuperaram fortemente, mostrando um crescimento de volume de +43% relativamente ao período do ano anterior.
“A procura dos clientes pela nossa gama eletrificada continuou a aumentar e dominar o nosso mix de vendas. A nossa abordagem multitecnológica procurando ir ao encontro das nossas metas de neutralidade de carbono, atrai fortemente uma gama diversificada de diferentes necessidades de clientes em toda a região, permitindo-nos antecipar de forma consistente as nossas metas europeias de emissões de CO2”, refere Matt Harrison, COO - diretor de operações da Toyota Motor Europe.
Em Portugal, a Toyota matriculou 5933 ligeiros de passageiros nos primeiros 6 meses do ano, registando um aumento de 9% em relação ao periodo homólogo de 2022. No mesmo periodo a Toyota continua a ser a marca generalista líder na venda de veículos eletrificados com um total de 4583 unidades vendidas, o que representa 77% das vendas de ligeiros de passageiros da marca.
Desempenho de marcas e modelos
A Toyota vendeu 539.956 veículos na primeira metade de 2023, nível igual ao do mesmo período do ano passado. Os mais vendidos da marca foram o Yaris Cross, o mais vendido no segmento B-SUV, gama Corolla, Yaris, C-HR e RAV4 representam 82% do volume total. A precentagem eletrificada total da Toyota aumentou +4% em relação ao ano anterior, com 380.384 veículos vendidos, representando 71% das vendas totais da marca.
A Lexus vendeu 34.020 veículos nos primeiros seis meses, um aumento de +43% em relação ao mesmo periodo do ano anterior. A percentagem de modelos eletrificados total aumentou mais 6 pontos percentuais, para 86% das vendas totais da marca. A gama SUV: RX, NX, UX, GX e LX da marca representou 85% das vendas totais. As vendas da Lexus recuperaram fortemente na Europa em 2023, devido à melhoria das condições de abastecimento e à introdução de novos produtos. Os principais modelos incluem o NX, +59% e a nova geração RX com aumento de vendas de +42%. O RX está disponível em três motorizações eletrificadas diferentes, o RX 350h híbrido, o RX 450h+ híbrido plug-in e o primeiro híbrido turbo, o RX 500h. As entregas aos clientes já começaram para outro importante lançamento, o novo RZ 450e, o primeiro veículo elétrico a bateria da Lexus numa plataforma dedicada.