Skip to Main Content (Press Enter)

Toyota expande a sua gama de modelos elétricos a bateria nos principais segmentos da Europa

  • Os veículos elétricos a bateria (BEV- Battery Electric Vehicles) da Toyota irão competir nos principais segmentos de mercado B, C e D-SUV da Europa
  • Estreia mundial do novo Toyota C-HR+, um C-SUV elétrico a bateria
  • Novo bZ4X, Urban Cruiser e Toyota C-HR+ com lançamento faseado dependendo do mercado.
  • Os novos modelos elétricos as baterias desempenham um papel fundamental na estratégia multi-tecnologia da Toyota para alcançar a neutralidade carbónica na Europa em 2035
  • Os novos modelos BEV europeus adotam uma estratégia de nomes familiares para reforçar o reconhecimento dos clientes
  • A ofensiva dos BEV continuará em 2026 e nos anos seguintes com o lançamento de novos modelos e tecnologias de baterias revolucionárias
  • 2025_COMBO_Urban Cruiser_bZ4X_C-HR_005
  • 2025_COMBO_Urban Cruiser_bZ4X_C-HR_003

12 de março de 2025 - A Toyota está a cumprir a sua promessa de introduzir uma série de novos modelos elétricos a bateria no mercado europeu, reforçando o papel que estes desempenham na abordagem multi-tecnologia da marca para alcançar a neutralidade carbónica na região até 2035.

 

Esta semana, a Toyota revelou as mais recentes adições à sua gama BEV, demonstrando como os conceitos apresentados anteriormente foram desenvolvidos com sucesso em modelos prontos para produção.

 

Até ao final de 2025, a Toyota terá produtos totalmente novos e melhorados a competir no coração dos segmentos chave B, C e D-SUV, as principais categorias do mercado automóvel europeu. Todos beneficiam das principais qualidades do ADN BEV da Toyota: carácter e versatilidade SUV genuínos; design contemporâneo distinto; desempenho energeticamente eficiente; e a disponibilidade de um verdadeiro desempenho de tração integral em vários mercados. 

  • 2025_COMBO_Urban Cruiser_bZ4X_C-HR_004
  • 2025_COMBO_Urban Cruiser_bZ4X_C-HR_002

Qualidade, Durabilidade e Fiabilidade são as caraterísticas de todos os produtos Toyota, incluindo os BEV. Talvez não exista melhor demonstração disto do que o programa de assistência alargada da bateria para todos os BEV Toyota, que garante que a bateria manterá no mínimo de 70% da sua capacidade original até 10 anos, ou até um milhão de quilómetros percorridos, sujeito a um controlo anual do estado da bateria*.

 

O novo Toyota bZ4X

O bZ4X foi o primeiro modelo elétrico a bateria a ser desenvolvido com base na filosofia da Nova Arquitetura Global da Toyota dedicada aos BEV, a eTNGA. É um automóvel do segmento D que se destaca na sua classe por oferecer um desempenho de SUV autêntico. Tendo sido apresentado pela primeira vez em 2022, o bZ4X será objeto de melhorias visuais e técnicas significativas em 2025. O novo modelo oferecerá aos clientes a escolha entre dois conjuntos de baterias de iões de lítio com diferentes capacidades de potência (57.7 e 73.1 kWh de capacidade bruta) e novos motores elétricos mais potentes com maior potência. Será também fornecido um novo carregador de bordo (na versão mais equipada) de 22 kW, uma função de pré-aquecimento da bateria para um carregamento mais rápido e atualizações de software para proporcionar um planeamento inteligente de rotas centrado nos 100% elétricos.

 

Novo Urban Cruiser

O Urban Cruiser é um SUV compacto totalmente novo, desenvolvido a partir do Urban SUV Concept apresentado em 2023. Destaca-se na sua classe com um estilo poderoso que lhe confere uma forte presença na estrada. Enquanto as suas dimensões exteriores compactas lhe conferem uma mobilidade urbana fácil, o interior maximiza o espaço para os passageiros com um sistema de bancos traseiros deslizantes e ajustáveis. Isto permite um generoso espaço para as pernas que rivaliza com os concorrentes de maiores dimensões. Os clientes têm duas opções de baterias (49 e 61 kWh de capacidade bruta), ambas utilizando a tecnologia de fosfato de ferro-lítio (LFP), que tem como vantagens a durabilidade, a segurança e o custo reduzido, e a opção de tração dianteira ou integral.

 

O novo Toyota C-HR+

O novo Toyota C-HR+ foi desenvolvido a partir do conceito de SUV compacto apresentado em 2022. É um SUV do segmento C totalmente novo e totalmente elétrico, destinado a competir na parte mais importante do mercado BEV.

 

É um modelo com as qualidades que fizeram do Toyota C-HR um sucesso tão popular - mais de um milhão de unidades foram vendidas desde o seu lançamento em 2016 - mas é um modelo por direito próprio. Embora o estilo se baseie nas linhas do coupé que distinguiram o Toyota C-HR, a carroçaria é exclusiva do BEV, com um design mais maduro e sensação de sofisticação. No interior, o espaço para os passageiros está ao nível dos modelos de segmento superior e o espaço de carga é de 416 litros.

 

A tecnologia do grupo motopropulsor elétrico é partilhada com o novo bZ4X, incluindo a opção de duas capacidades de bateria diferentes (57.7 e 77 kWh de capacidade bruta) e motorizações com potências entre 167 e 343 cv. No entanto, o estilo e o desempenho dinâmico do veículo são muito diferentes, concebidos para apelar a um tipo diferente de cliente. A tração integral pode ser especificada para uma maior aderência e um controlo gratificante da elevada potência caraterística de uma motorização elétrica.

 

2026 e mais além

O Grupo Toyota continuará a aumentar a sua gama de BEV e a cumprir a sua ambição de revelar 6 novos modelos BEV até ao final de 2026. Seguindo o exemplo do novo Urban Cruiser e do Toyota C-HR+, estes adotarão uma estratégia de designação tradicional para os tornar familiares e imediatamente reconhecíveis pelos clientes.

 

Paralelamente, a Toyota procurará introduzir a tecnologia noutros tipos de veículos. Um exemplo da amplitude da sua ambição é o conceito Land Cruiser Se, revelado no Japan Mobility Show em 2023. Este conceito explora a forma como uma motorização 100% elétrica pode ser aplicado ao modelo mais icónico da gama Toyota.

Num futuro mais longínquo, a Toyota lançará tecnologias de BEV da próxima geração, incluindo as baterias avançadas reveladas em 2023. Estas incluem unidades adaptadas para baixo custo, desempenho e alto desempenho, juntamente com o lançamento das primeiras baterias de estado sólido da Toyota com o potencial de transformar o desempenho do Veículo Elétrico.

 

* A confiança da Toyota na qualidade da bateria reflete-se na garantia de que esta irá reter pelo menos 70% da sua capacidade até aos 10 anos de idade do veículo, coberta pela Garantia de Fabrico original do Veículo Elétrico (VE) até aos 8 anos de idade do veículo ou 160.000 quilómetros, e com o Programa de Manutenção da Bateria até aos 10 anos de idade do veículo ou 1 milhão de quilómetros percorridos, que é ativado por uma revisão anual do VE numa oficina da marca (aplicam-se os Termos & Condições do país). Consulte mais em informação para Portugal sobre a garantia e o Toyota Relax em: www.toyota.pt

2025_COMBO_Urban Cruiser_bZ4X_C-HR_001