Estreia mundial do novo Toyota bZ4X

  • Primeiro Toyota com plataforma dedicada para elétricos a bateria (BEV – Battery Electric Vehicles)
  • O primeiro modelo da nova sub- marca Toyota bZ – “beyond Zero” 
  • Um SUV confortável, espaçoso e autêntico, disponível com um novo sistema de tração às quatro rodas com uma capacidade que é líder na sua classe
  • Qualidade e durabilidade excecional da bateria, fruto de um quarto de século de experiência na conceção de veículos eletrificados Toyota. 
  • Estreia Europeia irá ter lugar no dia 2 de dezembro, seguida do lançamento das pré-reservas online.

29 de outubro 2021 - Hoje, a Toyota apresenta em estreia mundial o novo bZ4X, o primeiro modelo de uma nova série bZ – beyond Zero , (para além do zero) – de veículos elétricos a bateria (BEV – Battery Electric Vehicles).

Fiel ao design e tecnologia do “concept”, revelado no início do ano, o bZ4X é agora apresentado na sua versão final, pronta para produção. É o primeiro modelo Toyota desenvolvido a partir de “uma folha branca” especificamente para ser um elétrico a bateria. É também o primeiro modelo construído sobre a plataforma dedicada para BEV e com base na filosofia e-TNGA, desenvolvido em conjunto pela Subaru e Toyota. Incorpora a bateria como parte integral do chassis, por baixo do piso do veículo, o que oferece os benefícios fundamentais de um baixo centro de gravidade, excelente equilíbrio de massas entre a frente e traseira, e elevada rigidez da carroçaria para excelente segurança, condução e desempenho.

O bZ4X é um SUV espaçoso e confortável, disponível com um novo sistema de tração às quatro rodas que oferece desempenho fora de estrada de referência, com motores elétricos em cada eixo. O design exterior, elegante e musculado reflete as qualidades de um 100% elétrico e status de SUV, e apresenta uma nova assinatura de design frontal de “cabeça de martelo”, gerando uma nova atitude e presença inconfundível em estrada.

A grande distância entre eixos oferece uma excelente habitabilidade e espaço no habitáculo para 5 lugares, com uma capacidade de bagageira generosa.

A Toyota baseou-se nos 25 anos de experiência na tecnologia de eletrificação e baterias para garantir qualidade, durabilidade e fiabilidade de classe mundial para o conjunto de módulos de bateria de iões de lítio que alimenta o bZ4X. Mesmo após 10 anos de condução, espera-se que a bateria ainda opere a 90% da performance original*.

(*Valores alvo durante o desenvolvimento. O período de uso e quilometragem é assumido como 10 anos, ou 240,000 km (150,000 milhas), o que for mais curto.)

Com a bateria totalmente carregada, a autonomia esperada é de mais de 450 km (dependendo da versão, dados exatos a ser confirmados mais tarde). O bZ4X também vai oferecer recursos de tecnologia, incluído um teto com painel solar que ajuda a carregar a bateria enquanto é conduzido ou quando estacionado e a terceira geração do sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense, com sistemas mais avançados de apoio à condução.

O bZ4X fará a sua estreia Europeia no dia 2 de dezembro 2021, seguido de um período de pré-reserva online dedicado a clientes que pretendem ser os primeiros a adquirir o modelo. 

Estreia da Plataforma dedicada BEV da Toyota

O bZ4X é o primeiro modelo da marca concebido com a nova plataforma BEV baseada na filosofia e-TNGA (Toyota New Global Arquitecture). Esta plataforma completamente nova tem a flexibilidade de eventualmente ser usada em futuros modelos bZ e está projetada para produção em série. A unidade de módulos de bateria é compacta e fina. Está localizada debaixo do piso de veículo e faz parte do chassis, ajudando a atingir um centro de gravidade baixo, um equilíbrio de massas entre a frente e a traseira com uma elevada rigidez torcional. Este conjunto de qualidades dão ao bZ4X um desempenho dinâmico estável e responsivo, a grande distância entre-eixos permite um grande espaço interior.

 

Design – exterior

O bZ4X conta com um design elegante e robusto, concebido para a vida urbana, mas também para o campo, combinando uma aparência tecnológica com as qualidades de um SUV autêntico. O design frontal é elegante e minimalista. É caracterizado por uma nova linguagem de design inspirada na “cabeça de martelo”, gerando uma nova atitude e presença inconfundível na estrada, com faróis esguios.

De perfil, a silhueta é elegante com uma altura baixa, pilares dianteiros estreitos e uma linha de eixo baixa que reflete o baixo centro de gravidade da nova plataforma. Os arcos das rodas de grandes dimensões (até 20 polegadas de diâmetro) estão colocados nos cantos da carroçaria e os painéis expressam o caráter SUV autêntico do modelo. Na traseira, as luzes traseiras captam o olhar e acentuam a largura do veículo.

Quando comparado com o Toyota RAV4, as dimensões exteriores ilustram os benefícios inerentes à plataforma e-TNGA. Por exemplo o bZ4X tem uma altura total que é menor em 85 mm, projeção frontal e traseira curta e uma distância entre eixos que é 160 mm superior à do RAV4. A linha de capot também é mais baixa em 50mm. A agilidade do modelo também se reflete no raio viragem que é líder no segmento (apenas 5,7m).

O design incorpora elementos aerodinâmicos que contribuem para aumentar a autonomia elétrica, incluindo aberturas nos cantos do para-choques dianteiro que criam cortinas de ar suaves.; um fundo plano debaixo da carroçaria; uma asa traseira dividida em dois; e um para-brisas inclinado. A grelha inferior possui um obturador que se ajusta para canalizar o fluxo do ar frio para a bateria e ajuda a reduzir a resistência ao vento.

Design – interior

A inspiração para o interior é “lagom” – uma palavra sueca que define algo que é “equilibrado” e pressupõe uma conotação de perfeição. No Toyota bZ4X é refletida no conforto e espaço que existe no habitáculo no ambiente de sala de estar, uma sensação reforçada pelo uso de texturas de acabamento suaves, detalhes acetinados e uma opção de teto panorâmico.

O painel de instrumentos é fino e colocado numa posição mias baixa, que dá uma sensação de espaço e visibilidade à frente para o condutor. O princípio “mãos no volante, olhos na estrada” é suportado pelo cockpit centrado no condutor, no qual o painel de instrumentos TFT de sete polegadas fica diretamente na linha de visão do condutor, acima da linha do volante, de forma que a informação possa ser visualizada com mínimo movimento dos olhos.

A grande distancia entre eixos oferece um espaço para as pernas referencial no segmento e uma distância de 1 metro entre os pontos de anca do passageiro dianteiro e traseiro. Há também amplo espaço na bagageira que apresenta um fundo ajustável; e que vai até os 452 litros com os bancos traseiros na posição normal.

 

Performance

O bZ4X com tração dianteira é alimentado por um motor elétrico de alto rendimento com 150 kW. Produz 204 cv e 265 Nm de binário, que permite uma aceleração dos 0-100 km/h em 8.4 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h. O modelo com tração às 4 rodas (mais detalhes abaixo) não estará disponível no lançamento em Portugal e apresenta uma potência 217,5 cv com 336 Nm de binário; a velocidade máxima mantém-se, no entanto, a aceleração até aos 100 Km/h é reduzida para 7.7 segundos. Estes são dados indicativos, uma vez que carecem ainda de homologação final.

O bZ4X oferece a opção de “condução com pedal único” permitindo um aumento de regeneração de energia.

 

Autonomia e tecnologia da bateria

A autonomia é um fator determinante para os clientes de veículos elétricos e a Toyota aproveitou os 25 anos de experiência no desenvolvimento de baterias de alta capacidade para assegurar que o bZ4X, não só oferece tranquilidade em termos de autonomia, mas também a garantia de que essa autonomia pode ser mantida ano após ano. De acordo com os objetivos de desenvolvimento da bateria, espera-se apenas uma redução marginal no desempenho da bateria - cerca de apenas 10% - em 10 anos de condução, ou 240 000 quilómetros, o que ocorrer primeiro.

A bateria de iões de lítio de alta densidade tem uma capacidade de 71,4 kWh que proporciona uma autonomia de mais de 450 km (de acordo com o WLTP). Estes valores são ainda provisórios uma vez que dependem da homologação final.

Graças a um sistema de aquecimento eficiente e eficaz, incluindo uma bomba de calor, a fiabilidade é também mantida em temperaturas abaixo de zero, com apenas uma modesta redução na autonomia em comparação com os modelos concorrentes. Da mesma forma, a bateria pode ser carregada rapidamente sem comprometer a segurança ou a vida útil: uma carga de 80% pode ser atingida em cerca de 30 minutos com um sistema de carga rápida de 150 kW (CCS2).

A chave para a qualidade e durabilidade da bateria é a monitorização múltipla da voltagem, corrente e temperatura, de cada célula individual. Se for detetada qualquer aumento de temperatura anormal, os controlos são automaticamente acionados. Estão previstas contramedidas para mitigar qualquer degradação da bateria, e existem salvaguardas no processo de fabrico para evitar que matérias estranhas entrem na bateria. Pela primeira vez num modelo Toyota, a bateria é arrefecida a água.

Tração às 4 rodas

A Toyota trabalhou com o seu parceiro de desenvolvimento Subaru na engenharia de um novo sistema de tração integral BEV, que se baseia na forte herança de sistemas de tração integral de ambas as empresas. Isto proporciona maior segurança ao conduzir em condições adversas e confere ao bZ4X uma capacidade genuína de condução SUV fora de estrada que é líder no seu segmento.

O modelo AWD (all wheel drive) apresenta motores de 80 kW em cada um dos eixos dianteiro e traseiro. O XMODE com os seus diferentes modos de condução também pode ser selecionado para se adequar às condições da estrada com ajustes para neve/lama; neve profunda e lama (abaixo de 20 km/h); e Grip Control para condução fora-de-estrada mais exigente (abaixo de 10 km/h).

 

Sistema de condução “by-wire”

O bZ4X será o primeiro modelo de produção da Toyota a oferecer um sistema de condução “by-wire" – “One Motion Grip” - a ser introduzido na Europa numa data posterior. Dispensando a ligação mecânica entre o volante e as rodas dianteiras, este sistema eletrónico permite uma correlação mais direta entre a operação de condução e a força motriz. O veículo pode virar com menor rotação do volante, e proporciona mais espaço para as pernas, melhorando a liberdade de posição de condução e a facilidade de entrada e saída. O volante tradicional é substituído pelo One Motion Grip-control, tornando a operação mais suave e fácil, sem necessidade de um volante circular. A viragem total do volante é possível com uma viragem de apenas 150 graus.

Sem qualquer ligação mecânica do sistema, a vibração desnecessária dos pneus é inexistente, mas o condutor ainda recebe feedback valioso da estrada. A sensação de direção é melhorada através do controlo independente do binário de direção; as características de direção podem ser alteradas de acordo com o modo de condução selecionado.

 

Nova geração do Toyota Safety Sense

O bZ4X irá beneficiar do Toyota Safety Sense de terceira geração com novas funções e melhorias que permite mitigar maiores situações de risco de acidentes. Pode funcionar como parceiro do condutor para realizar o objetivo final da Toyota de uma sociedade com "zero mortos e feridos em acidentes de viação".

Ao expandir o alcance de deteção do radar de ondas milimétricas e da câmara monocular, o desempenho de cada função foi melhorado. Novas características vão incluir a expansão do Sistema de Pré-Colisão para reconhecer veículos que se aproximam em cruzamentos; supressão de aceleração a baixa velocidade; e assistência de travagem de emergência.

Adicionalmente, estará disponível um novo sistema multimédia com atualizações de software over-the-air (OTA).

 

Estreia do Toyota Beyond Zero (Para além do Zero)

O bZ4X é o primeiro modelo da nova sub-marca bZ da Toyota - que representa "beyond Zero", expressando a liderança ambiental da marca ao longos de décadas, desde o pioneirismo da mobilidade eletrificada do Prius em 1997, o primeiro híbrido de produção em série do mundo.

A introdução do bZ4X reforça a abordagem multi-tecnológica da Toyota para satisfazer diferentes requisitos de mobilidade, oferecendo aos clientes uma gama completa de veículos eletrificados, incluindo híbridos (HEV-Hybrid Electric Vehicles), híbridos Plug-in PHEV (Plug-in Hybrid Eletric Vehicles), elétricos a bateria (BEV -Battery eletric Vehicles), e elétricos a hidrogénio com pilha de combustível (FCEV – Fuel Cell Eletric Vehicles). A Toyota pretende reduzir emissões de CO2 com automóveis fáceis de utilizar e de forte apelo ao cliente, e estas tecnologias, em conjunto, ajudarão a atingir o objetivo de neutralidade carbónica.

As emissões zero são apenas parte da ambição da Toyota - como o elemento "além" em bZ deixa claro. Está empenhada em proporcionar uma mobilidade cada vez melhor para todos, com produtos e serviços que aumentam o prazer de condução, mantendo todos seguros na estrada e ajudando a construir uma melhor sociedade em todo o mundo.

O bZ4X é um veículo totalmente centrado no ser humano, concebido para ajudar os clientes a fazer a mudança para um BEV sem compromissos ou inconvenientes e maximizando as oportunidades de conceção, desempenho e experiência que são específicas dos veículos elétricos - indo além das expectativas do cliente.