Hoje, a Toyota apresenta com orgulho o novíssimo Land Cruiser, um modelo que se baseia diretamente nas qualidades originais que tornaram o nome Land Cruiser sinónimo de força e confiança por mais de 70 anos.
O lendário ADN do Land Cruiser foi combinado com novas tecnologias para oferecer níveis mais elevados de desempenho, tanto fora de estrada como na utilização diária. O resultado fortalece a reputação global do Land Cruiser de ser um automóvel em que pode confiar para levá-lo em segurança ao seu destino e trazê-lo de volta para casa, mesmo nas condições mais difíceis.
A Toyota abrirá as pré-vendas do novo Land Cruiser para clientes europeus em novembro, com as primeiras entregas de veículos previstas para o final do primeiro semestre de 2024.
Uma orgulhosa herança
O Land Cruiser nasceu há 72 anos como o “Toyota BJ”, a 1 de agosto de 1951. Pouco depois demonstrou sua força e capacidade ao se tornar o primeiro veículo a subir com sucesso até à sexta estação nas encostas do Monte Fuji.
Desde então, a missão da Toyota para o Land Cruiser tem sido fornecer às pessoas um veículo que as leve ao seu destino em segurança, mesmo nos ambientes mais adversos. As diferentes experiências de clientes em todo o mundo tiveram um papel essencial na evolução dos pontos fortes do Land Cruiser.
Talvez não seja nenhuma surpresa que a sua reputação mundial e duradoura o tenha tornado um dos modelos mais vendidos da Toyota, com 11,3 milhões de vendas até o momento*, em mais de 170 países e regiões.
*A partir de junho de 2023, os volumes de vendas cumulativos e anuais incluem os modelos Lexus LX e Lexus GX.
Desempenho aprimorado com a nova plataforma GA-F
O novo Land Cruiser mantém a sua clássica e robusta construção e segue os passos do maior Land Cruiser 300 ao adotar a plataforma GA-F da Toyota, que desempenha um papel fundamental na melhoria significativa do desempenho fora de estrada.
Ao mesmo tempo, o novo modelo é mais fácil de manobrar e mais confortável na condução diária em estrada, fiel ao compromisso da Toyota em torná-lo um veículo prático e adaptado às necessidades do dia-a-dia dos clientes.
O novo quadro é 50% mais rígido e a rigidez combinada do corpo e do quadro é 30% superior. Estes aumentos substanciais contribuem para melhorar a capacidade de resposta, manuseio e conforto de condução do novo Land Cruiser. O desempenho da suspensão também foi aprimorado, principalmente para ajudar a garantir maior articulação das rodas - um fator-chave na capacidade de direção todo-o-terreno.
Nova direção assistida eletronicamente
Este é o primeiro Land Cruiser a usar um sistema de direção assistido eletronicamente (EPS). Isso reduz a quantidade de contragolpes que podem ocorrer ao conduzir em superfícies irregulares e proporciona uma direção mais suave, direta e com manobrabilidade mais fácil em todas as velocidades. O uso do EPS também permite que o novo Land Cruiser seja equipado com o sistema Lane Tracing Assist.
Desconectar a barra estabilizadora dianteira – novidade Toyota
O novo Land Cruiser ganha ainda mais capacidade fora de estrada com uma nova barra estabilizadora dianteira desconectável. A tecnologia – SDM (Estabilizador com Mecanismo de Desconexão) – é uma novidade da Toyota e permite ao condutor alterar o status da barra estabilizadora usando apenas um interruptor no painel. Essa flexibilidade permite um melhor modo de condução e conforto em estradas irregulares.
O Monitor Multi-Terreno e Seletor Multi-Terreno também foram atualizados e fornecem um suporte adicional ao conduzir fora de estrada. Com o auxílio da câmara e display de alta resolução, o Monitor Multi-Terreno permite ao condutor uma visão clara da área imediatamente ao redor e abaixo do veículo; o sistema Seletor Multi-Terreno adapta automaticamente o desempenho do veículo para melhor resposta às diferentes condições de condução todo-o-terreno.