Tecnologia de células de combustível Toyota

30 anos de experiência em tecnologia de células de combustível.
A Toyota tem investido na tecnologia de células de combustível desde 1992. Através dos nossos desenvolvimentos tecnológicos mais recentes, agora podemos oferecer sistemas modulares de células de combustível para aplicações além da automotiva.
  • Tecnologia PEM

    As células de combustível da Toyota usam a tecnologia PEM (Proton Exchange Membrane). Uma célula de combustível de membrana de intercâmbio de protões transforma a energia química libertada durante a reação eletroquímica de hidrogénio e oxigénio em energia elétrica. Não produz emissões, exceto água. Além disso, usando uma tecnologia exclusiva da Toyota, parte dessa água produzida é desviada de volta para a membrana para humidificá-la. É por isso que o módulo de célula de combustível da Toyota não precisa de um humidificador separado.

  • Os módulos de célula de combustível da Toyota

    Para expandir o potencial do hidrogénio dos automóveis para outros usos, a Toyota reaplicou a sua tecnologia de células de combustível em módulos compactos de célula de combustível. Os principais componentes (a pilha de célula de combustível e os componentes que controlam o suprimento de ar, o suprimento de hidrogénio, o arrefecimento e o controlo de energia) são integrados num pacote compacto que pode ser facilmente adaptado a uma variedade de produtos e aplicações. Os módulos estão disponíveis em dois formatos – uma caixa quadrada e uma plana e retangular – para permitir maior flexibilidade e fácil adaptação a novas aplicações. Duas variações para cada formato permitem uma potência nominal de 60 kW ou 80 kW.


  • Visão geral do Tipo 1: TFCM2-B

    Dimensões (comprimento x largura x altura): 890 x 630 x 690 mm

    Peso aprox: 240kg

    Potência nominal: 60 ou 80 kW

    Tensão: 400 - 750 V

    *Os valores são valores-alvo e sujeitos a alterações


  • Visão geral do Tipo 2: TFCM2-F

    Dimensões (comprimento x largura x altura): 1.270 x 630 x 410 mm

    Peso Aprox: 240kg

    Potência nominal: 60 ou 80 kW

    Tensão: 400 - 750 V

    *Os valores são valores-alvo e sujeitos a alterações

  • Fabrico local

    Desde 1992, a Toyota continua a refinar a sua tecnologia de hidrogénio. Os seus módulos de célula de combustível de segunda geração são montados no centro de I&D da Toyota Motor Europe (TME) em Bruxelas. Desde janeiro de 2022, as instalações abrigam uma linha de montagem piloto que combina tecnologias avançadas com montagem de alta qualidade. A decisão de produzir na Europa tem como objetivo atender à procura da região, que deve crescer significativamente. Em colaboração com empresários interessados em usar a tecnologia da Toyota nas suas aplicações, o Fuel Cell Business Group da TME oferece o suporte de engenharia necessário para a integração.

  • Linha de produtos versátil

    O novo módulo de célula de combustível da Toyota possui uma ampla faixa de tensão (400 a 750 V). Pode ser conectado a um instrumento elétrico graças ao seu conversor boost de célula de combustível integrado que simplifica o desenvolvimento e a fabricação de produtos de célula de combustível. Uma abordagem modular melhora a conveniência: os quatro modelos podem ser combinados para corresponder ao nível de produção e ao espaço de instalação disponível. A modularidade também elimina a necessidade de criar projetos para instalar e conectar individualmente os componentes relacionados com o sistema de célula de combustível e diminui o número de locais em que o módulo deve ser conectado a um dispositivo, o que facilita a instalação.

  • Excelente segurança e confiabilidade

    Para garantir a segurança relacionada com o uso de hidrogénio e alta tensão, a Toyota implementou uma série de precauções que garantem que o hidrogénio não vaze. No entanto, no caso improvável de ocorrer um vazamento, este é imediatamente detetado e interrompido. O módulo foi projetado para funcionar em diversos ambientes operacionais, incluindo temperaturas baixas e altas, em altitudes altas (com baixo teor de oxigénio) e em condições de alta vibração. As empresas de produtos de células de combustível interessadas em usar os módulos da Toyota podem solicitar o suporte de engenheiros experientes para ajudar a determinar o projeto ideal para economia de combustível, duração do uso, custo de operação, entre outras necessidades.

  • Alto rendimento e eficiência económica

    Graças às características do sistema compacto de células de combustível da Toyota, que elimina o humidificador de um veículo circulando a água gerada durante a geração de energia dentro da pilha de célula de combustível, o novo módulo de células de combustível da Toyota alcançou uma densidade de saída de nível superior por unidade de volume. Os requisitos de manutenção do novo módulo são simples e pouco frequentes, o que ajuda a reduzir o custo total, desde a aquisição e uso até ao descarte.