O QUE É O HIDROGÉNIO?

UMA INTRODUÇÃO AO HIDROGÉNIO

O hidrogênio é limpo, seguro e está ao nosso redor - na verdade, é tão comum que constitui 70% da matéria no universo, o que significa que pode ser adquirido localmente. Como fonte de combustível, a taxa de conversão de energia a partir do hidrogênio é duas a três vezes mais eficiente do que restantes motores convencionais, permitindo que conseguimos fazer viagens mais longas e com menos combustível. Como o único subproduto é água, os veículos movidos a hidrogênio eliminam completamente as emissões de CO2, bem como outros gases prejudiciais (HC, CO e NOx).

 

COMO PODEMOS OBTER O HIDROGÉNIO?

Na sua forma pura, o hidrogénio é um gás invisível, inodoro e mais leve que o ar, no entanto, precisa de ser extraído visto que não conseguimos encontrá-lo neste estado natural. Existem várias maneiras de realizar este processo, incluindo a reforma a vapor e a gaseificação, no entanto, um processo amplamente utilizado na Europa é a eletrólise. Este método envolve a passagem de uma corrente elétrica pela água, libertando o hidrogênio em forma de gás. Quando usamos eletricidade de fontes renováveis, podemos tornar um combustível limpo ainda mais verde.

 

HIDROGÊNIO E A CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Para transformar hidrogênio em eletricidade, precisamos de uma célula de combustível. O sistema de célula de combustível recém-desenvolvido da Toyota cria energia por meio da reação ou hidrogênio e oxigênio, expelindo apenas água. É um processo que acontece em um instante, alimentando o motor elétrico que aciona o carro.