1. Discover Toyota
  2. Noticias Toyota
  3. TOYOTA GAZOO Racing termina em quarto e quinto na Suécia

TOYOTA GAZOO Racing termina em quarto e quinto na Suécia

12 de fevereiro 2023 - Após a segunda ronda da época do Campeonato Mundial de Ralis da FIA na Suécia, a TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team (TGR WRT) continua na liderança do mundial. A prova sueca foi muito disputada e o jovem Kalle Rovanperä esteve próximo do pódio.

A dupla Kalle Rovanperä / Jonne Halttunen terminou o rali na quarta posição, a apenas 5,1 segundos do terceiro, depois de lutar arduamente até à última especial cronometrada. As condições mais quentes significaram uma maior desvantagem para quem arrancava em primeiro lugar na estrada na sexta-feira, mas o jovem campeão lutou muito todo o fim de semana.

A dupla Elfyn Evans / Scott Martin terminou em quinto da geral, numa prova onde o piloto britânico procurou sempre melhorar a sua sensação ao volante. O Rali da Suécia foi a estreia de Takamoto Katsuta no terceiro GR Yaris Rally1 Hybrid oficial. Apesar de um excelente desempenho na sexta-feira, o japonês foi surpreendido por um banco de neve e teve de desistir.

Houve outra estreia na Toyota, com Lorenzo Bertelli que se tornou no primeiro piloto cliente a competir ao volante do GR Yaris Rally1 Hybrid. A presença entusiástica do italiano foi ao volante de um carro num dos seus ralis preferidos, completando todas as especiais do rali da Suécia, terminando em 14.º lugar.

Resumo do Rali:

Após o shakedown na manhã de quinta-feira, a primeira especial competitiva teve lugar em Umeå; a maior cidade do norte da Suécia, anfitriã do rali pelo segundo ano. A curta especial de arranque “Umeå Sprint” teve 5,16 quilómetros de extensão, começando em estradas florestais rápidas e terminando com uma zona mais técnica, numa arena com espectadores. Rovanperä foi o mais rápido (1,6s), Evans conseguiu o terceiro melhor tempo e Katsuta terminou em sexto.

Na manhã de sexta-feira, os três GR Yaris Rally1 Hybrid arrancaram com bom ritmo pelas 3 rápidas especiais cobertas de neve. Obrigado a “abrir” a estrada, o jovem Rovanperä perdeu tempo na primeira especial da manhã por ser o primeiro na estrada a “varrer” a neve solta, mas depois estabeleceu o tempo mais rápido em SS3 e ao final da manhã ficou a apenas 4,7 segundos da liderança, em quarto lugar da geral. Apenas alguns segundos atrás, em quinto, estava Takamoto Katsuta, que também teve uma manhã forte, sendo o mais rápido em SS4. Infelizmente, em SS5 embateu num banco de neve e capotou. O jovem japonês conseguiu terminar a especial e continuar em SS6, mas foi obrigado a parar devido a danos no sistema de arrefecimento na frente do carro. Evans era sexto no final da manhã e, depois de fazer uma mudança de configuração durante o serviço ao meio-dia, mostrou mais confiança e ritmo à tarde. Foi o segundo mais rápido em SS6, e subiu para o quarto lugar da geral terminando o dia a 26,5s da liderança.

A posição de Rovanperä na estrada foi mais uma vez uma desvantagem à tarde em estradas esburacadas, mas foi o mais rápido na última especial do dia, ficando em quinto da geral a 4,6s de Evans.

Sábado foi o dia mais longo da prova, e Rovanperä atacou com grande intensidade, reduzindo para metade a diferença de 20 segundos que o separavam da terceira posição, subindo para o quarto lugar à frente do companheiro de equipa Elfyn Evans para estabelecer o tempo mais rápido no final da manhã, em SS11. Começou a tarde com mais uma vitória em SS12, e na especial seguinte conquistou o terceiro lugar. No entanto, em SS13, um peão atrasou-o, terminando o dia em quarto da geral.

Evans também fez um peão na primeira especial da tarde e terminou o dia na quinta posição, a 30,2s de Rovanperä.

No domingo, Rovanperä começou o último dia a apenas 3,8s de uma posição no pódio. Essa diferença foi reduzida ainda mais, para 1,1s, graças a uma vitória na especial de abertura de domingo, mas o rival respondeu na especial seguinte e conseguiu manter a posição. Com três pontos de bónus extra pelo terceiro tempo mais rápido na Power Stage final do rali, Rovanperä permanece em segundo lugar no campeonato de pilotos, a apenas três pontos do líder Ott Tänak (M-Sport Ford).

Evans continuou a melhor a sua sensação no carro e culminou com o segundo melhor tempo na Power Stage, a apenas 0,6 segundos do melhor tempo e 0,015s mais rápido que Rovanperä, que o mantém em quarto lugar no campeonato.

Os pontos extra da Power Stage fazem com que o TGR-WRT permaneça na liderança do campeonato de fabricantes com 14 pontos de avanço. 

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALI DA SUÉCIA 2023 (Informação de domingo 15:00 www.WRC.com)

1 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1 HYBRID) 2h25m54.5s

2 Craig Breen/James Fulton (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +18.7s

3 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +20.0s

4 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +25.1s

5 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1m24.0s

6 Pierre-Louis Loubet/Nicolas Gilsoul (Ford Puma Rally1 HYBRID) +5m59.0s

7 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +7m42.4s

8 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Škoda Fabia RS Rally2) +7m48.1s

9 Ole Christian Veiby/Torstein Eriksen (Volkswagen Polo GTI R5) +8m30.4s

10 Sami Pajari/Enni Mälkönen (Škoda Fabia RS Rally2) +9m03.2s

Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) não terminaram