1. Discover Toyota
  2. Noticias Toyota
  3. TOYOTA GAZOO Racing sobe ao pódio na Sardenha, Rovanperä 3º.

TOYOTA GAZOO Racing sobe ao pódio no Rali da Sardenha, Rovanperä terceiro, aumenta liderança no campeonato

4 de junho 2023 – A dupla Kalle Rovanpera e Jonne Halttunen garantiu o terceiro lugar e vitória na Power Stage final do rali da Sardenha. Este resultado permite à dupla da TOYOTA GAZOO Racing WRT aumentar a sua vantagem na liderança do campeonato. Foi uma prova desafiante, mas o jovem finlandês em GR Yaris Rally1 Hybrid, apesar de ser o primeiro na estrada, conseguiu evitar erros num rali que celebrou este ano a 20ª edição, com muita chuva e alterações drásticas de aderência.

Rovanperä chegou a estar em oitavo lugar da geral por ser o primeiro na estrada, mas depois conseguiu uma forte recuperação à chuva na última especial de sexta-feira (com quase 50km) subindo para o quarto lugar. Conduziu de forma inteligente evitando problemas no sábado, subindo para terceiro lugar da geral que manteve até final.

Elfyn Evans terminou após várias dificuldades e colocou os segundo GR Yaris Rally1 Hybrid em quarto lugar da geral. Sébastien Ogier foi o piloto da Toyota que liderou por mais tempo, deixando de lutar pela vitória após uma saída de estrada em SS14 no sábado.

RESUMO DA PROVA:

Quinta-feira, dia 1 de junho o rali começou com uma curta super-especial em Olbia. Takamoto Katsuta do programa de desafio da TGR WRC foi o mais rápido em Toyota, terminando o curto percurso em quarto, a apenas 0,9 segundos do melhor tempo. Kalle Rovanperä e Ogier ficaram logo a seguir, com Elfyn Evans a completar os oito primeiros pilotos, separados por apenas dois segundos.

Sexta-feira foi o primeiro dia completo de prova. Sebastien Ogier começou o dia da melhor forma, com uma vitória na primeira especial. Mais tarde, também dominaria em SS4, onde foi 12,7 segundos mais rápido do que qualquer outro, regressando à zona de serviço do meio-dia com uma vantagem de 16,3s. Mas essa vantagem, sobre o rival mais próximo, caiu para 6,7s nas duas primeiras especiais da tarde e com a chuva na última especial do dia, Ogier terminou a 0,1s da liderança.

O líder do campeonato Kalle Rovanperä estava mais uma vez responsável por “varrer” as estradas de gravilha, uma vez que era o primeiro carro na estrada e conseguiu limitar essa desvantagem nas primeiras especiais, no entanto, em SS4 acabou por perder 40s. Rovanperä voltou a surpreender e encontrou um bom ritmo à tarde e conseguiu em condições húmidas e de pouco atrito subir do sétimo para o quarto lugar da geral.

Elfyn Evans teve um desempenho semelhante com o segundo melhor tempo em SS4, passando para terceiro lugar da geral, ao início da tarde. Infelizmente com um furo, logo no final da SS7, perdeu cerca de 40s e caiu para sexto da geral.

Takamoto Katsuta teve um dia forte conquistando uma vitória em SS3 e alcançando o terceiro lugar geral. O piloto do programa de desafio, terminou o dia em quinto da geral, a apenas 1,3s de Rovanperä.

Sábado foi um dia dramático para a TOYOTA GAZOO Racing. Sébastien Ogier esteve muito rápido e terminou a manhã de quatro especiais com uma vantagem para 18,2s. Infelizmente, à tarde, a chuva forte criou condições lamacentas e escorregadias e Ogier escorregou para fora da estrada numa curva. Incapaz de continuar em prova nesse dia, ficando sem condições de poder lutar pela vitória.

Começando o dia em quarto lugar, Rovanperä beneficiou do infortúnio de Ogier para subir para a terceira posição da geral. O jovem finlandês conseguiu evitar problemas, apesar das condições muito adversas.

Elfyn Evans terminou o dia um lugar atrás de Rovanperä, em quarto lugar da geral, apesar de ter perdido mais de dois minutos de manhã quando danificou a frente do carro numa travessia de água em SS10. O galês conseguiu levar o carro de volta ao serviço do meio-dia, onde a equipa recuperou o GR Yaris Rally1 Hybrid para a tarde.

Takamoto Katsuta foi obrigado a parar em SS8, também devido a problemas após uma entrada forte numa travessia de água e recomeçou no domingo.

Domingo, foi um dia mais curto, mas os pilotos procuram amealhar pontos importantes na powerstage final. Rovanperä voltou a mostrar toda a sua mestria na Power Stage, estabelecendo o melhor tempo por 4,7 s, conseguindo o máximo de cinco pontos de bónus que adicionado ao seu terceiro lugar final, permitiu-lhe aumentar a sua liderança na classificação para 25 pontos.

Elfyn Evans manteve o quarto lugar até final e estabeleceu o quarto melhor tempo na Power Stage, somando pontos adicionais para o campeonato de fabricantes, que a TOYOTA GAZOO Racing-WRT continua a liderar com 23 pontos de avanço.

Sébastien Ogier, voltou à ação no domingo e ficou em quinto lugar na Power Stage. Takamoto Katsuta também reiniciou na manhã de domingo, somando sua segunda vitória do fim de semana na penúltima especial, terminando a Power Stage em terceiro.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALI DA SARDENHA 2023 (Informação de domingo 15:00 www.WRC.com)

1 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) 3h40m01.4s
2 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +33.0s
3 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1m55.3s
4 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +5m20.5s
5 Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Škoda Fabia RS Rally2) +9m33.3s
6 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 Rally2) +11m48.9s
7 Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Škoda Fabia RS Rally2) +12m46.1s
8 Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2) +12m53.5s
9 Miko Marczyk/Szymon Gospodarczyk (Škoda Fabia RS Rally2) +15m33.8s
10 Erik Cais/Petr Těšínský (Škoda Fabia RS Rally2) +16m49.4s
14 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +19m50.4s