1. Discover Toyota
  2. Noticias Toyota
  3. TOYOTA GAZOO Racing confirma três GR DKR HILUX T1+ para o Dakar 2023

TOYOTA GAZOO Racing confirma três GR DKR HILUX T1+ para o Dakar 2023

•      Os campeões Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel procuram repetir a vitória no Dakar

•      Giniel de Villiers e Dennis Murphy regressam ao Dakar após vencerem o SARRC (South African Rally-Raid Championship)

•      Henk Lategan e Brett Cummings procuram um bom resultado na sua terceira participação

•      Toyota GR DKR Hilux T1+ atualizada e pronta para enfrentar a lendária prova de resistência no início de Janeiro 2023

 

A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) confirmou a sua presença na 45ª edição do rali Dakar com três Hilux. No Dakar 2023 no início de janeiro, os atuais campeões Nasser Al-Attiyah e o seu co-piloto Mathieu Baumel procuram repetir a vitória de 2022. Aos comandos das outras duas Hilux estarão Giniel de Villiers e o co-piloto Dennis Murphy, bem como Henk Lategan e Brett Cummings.

 

A mítica prova de resistência marcará o início da época de 2023 do Campeonato Mundial de Rally-Raid (W2RC). A dupla Nasser/Mathieu irá competir nas cinco provas do W2RC da FIA durante 2023, campeonato esse, que começa com o Rali Dakar em janeiro, seguido pelo “Abu Dhabi Desert Challenge” no final de fevereiro; o “Sonora Rally” no México em abril e o “Desafio Ruta 40” na Argentina no final de agosto. A temporada termina com o Rali de Marrocos, novamente agendado para meados de outubro.

 

As outras duas duplas vão competir no resto da época do Campeonato Sul-Africano de Rally-Raid (SARRC) na equipa TOYOTA GAZOO Racing South Africa (TGRSA), que também serve de base para testes e o contínuo desenvolvimento da Toyota DKR Hilux T1+. Em 2022, o SARRC teve sete provas, com Giniel a levar a melhor sobre os ex-campeões Henk e Brett, que terminaram em segundo lugar no campeonato, que é considerado um dos rally-raid mais difíceis do mundo.

 

A Toyota participa no Dakar desde 2012 e seguindo a filosofia da TOYOTA GAZOO Racing de "fazer carros cada vez melhores", a equipa continua a atualizar constantemente a GR DKR Hilux T1+, com o objetivo de melhorar a sua qualidade, durabilidade e fiabilidade. A TOYOTA GAZOO Racing continuará a abraçar os desafios colocados pelas estradas do mundo para desenvolver modelos de produção em série, cada vez melhores. A Hilux de estrada é um bom exemplo da durabilidade e robustez adquiridas no Dakar.

A TGR irá apoiar a Equipa Land Cruiser Toyota Auto Body (TLC), uma equipa de rali da Toyota Auto Body Co., Ltd. que está inscrita com um Toyota Land Cruiser. No Dakar 2022, conquistou a sua nona vitória consecutiva na categoria de carros de produção. No Dakar 2023, a equipa irá competir com um novo Land Cruiser 300 GR SPORT na busca da décima vitória consecutiva na categoria de carros de produção.

 

A HINO TEAM SUGAWARA entrou no Rally Dakar 2022 com um veículo pesado que estreou um sistema híbrido e terminou em 22º lugar da geral na categoria de camiões. No Dakar 2023, o camião regressa com melhorias no sistema eletrificado.

 

O Dakar 2023 está previsto começar a 31 de dezembro de 2022 na costa noroeste da Arábia Saudita, junto às praias do Mar Vermelho, antes de viajar para o interior em direção à cidade de Ha'il. A partir daí, a rota árida e rochosa continua para sudeste, para depois virar para o norte para as etapas finais em direção ao destino final em Dammam, a 15 de janeiro de 2023.

 

Para saber mais sobre a Toyota no Dakar consulte: Toyota Gazoo Racing

 

Números das Hilux para o Dakar 2023:

200 -   Nasser Al-Attiyah / Mathieu Baumel

205 -   Giniel de Villiers / Dennis Murphy

217 -   Henk Lategan / Brett Cummings

 

Nasser Al-Attiyah / Mathieu Baumel

 

Giniel de Villiers / Dennis Murphy

  

Henk Lategan / Brett Cummings

 

ESPECIFICAÇÕES : TOYOTA GR DKR HILUX T1+ (2023)

Motor -                                       Motor de Produção V35A

Do modelo -                       Land Cruiser 300

Tipo de Motor -                            Bi-Turbo, Gasolina

Regulamento de Controlo     Potência limitada pelo “FIA Reference Power Curve”

Potência -                          266 kW @ 5,100 rpm

Binário -                                      620 Nm

Gestão eletrónica                Motec

Transmissão -                     Sadev Sequêncial de 6-velocidades

Diferenciais -                      All Limited Slip (front, centre, rear)

Embaiagem -                      Cerâmica placa dupla, 215 mm

Estrutura -                         Tubular

Distância Entre-eixos -                   3,140 mm

Comprimento -                             4,810 mm

Largura         -                             2,300 mm

Altura -                                        1,890 mm

Peso total -                        2,000 kg, Mínimo regulamentado pela FIA (peso em seco)

Carroçaria-                        Toyota Hilux Pick-up Cabine Dulpa, em material Compósito

Suspensão frente -              Wishbone duplo, curso de 350 mm

Suspensão Traseira-            Wishbone duplo, curso de 350 mm

Jantes -                                       Evo Course, 17 plegadas

Pneus -                                       BF Goodrich, 37 polegadas

Tanque de combustível -                540 litros (FT3 Safety Cell)

 

 

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens:

URL: https://www.tgr-dam.com

*Estas Imagens não têm copyright. Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.