1. Discover Toyota
  2. Noticias Toyota
  3. Dobradinha da TOYOTA GAZOO Racing no arranque do mundial de ralis em Monte Carlo

Dobradinha da TOYOTA GAZOO Racing no arranque do mundial de ralis em Monte Carlo

22 de janeiro 2022 - A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team (TGR WRT) começa a nova época do Campeonato Mundial de Ralis da FIA, com uma dobradinha no Rali de Monte Carlo. Os 2 GR Yaris Rally1 híbridos, dos pilotos, Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä, terminaram o emocionante rali pelos Alpes franceses, em primeiro e segundo lugar. O terceiro GR Yaris de Elfyn Evans terminou em quarto da geral.  Sébastien Ogier faz história ao alcançar a sua nona vitória no Rali de Monte Carlo.

O tempo predominantemente seco, tornou o rali deste ano mais um teste de desempenho absoluto, do que o normal. Ogier estabeleceu o ritmo desde o início, com cinco vitórias consecutivas em especiais cronometradas, abrindo uma vantagem de meio minuto já a meio do dia de sexta-feira.

O GR Yaris Rally1 Hybrid foi o mais rápido nas primeiras 11 especiais da nova época, a sequência de vitórias só terminou na tarde de sábado - ponto em que Ogier estava focado em gerir a sua liderança.

A 56ª vitória de Ogier no WRC também é a primeira de seu co-piloto Vincent Landais, apenas no segundo evento desde que começou a trabalhar com o promissor navegador francês, no final da época passada. É também a quinta vitória da Toyota em Monte Carlo com um quinto modelo diferente: o GR Yaris Rally1 Hybrid venceu 16 das 18 especiais do fim de semana.

Com Ogier a disputar, mais uma vez, apenas alguns ralis esta temporada, o segundo lugar e a vitória na Power Stage final, representam um excelente arranque de época para Rovanperä e o co-piloto Jonne Halttunen, que procuram revalidar o título. Rovanperä cresceu em confiança e velocidade durante o fim de semana, conquistando seis vitórias em especiais, a caminho do pódio.

Elfyn Evans mostrou um ritmo igualmente forte ao longo do fim de semana e estava em segundo atrás de Ogier quando perdeu cerca de 40s com um pneu danificado em SS5, na manhã de sexta-feira. O piloto britânico e o co-piloto Scott Martin lutaram para terminar em quarto, a 27,8s do pódio. Elfyn Evans foi ainda terceiro na Power Stage conseguindo três pontos adicionais.

O forte início de época da TOYOTA GAZOO Racing foi rematado por Takamoto Katsuta com mais um desempenho consistente ao lado do co-piloto Aaron Johnston, terminando em sexto da geral.

Resumo do Rali:

Após o shakedown, realizado antes do evento na manhã de quinta-feira 19 de janeiro, o rali começou, como habitual, na icónica Praça do Casino no Mónaco. De lá, as equipas seguiram diretamente para as montanhas acima do Principado para duas especiais noturnas, a primeira das quais terminou no topo do famoso Col de Turini.

Sébastien Ogier estabeleceu o tempo mais rápido 1,3 segundos mais rápido que o colega Evans, e repetiram a dobradinha na segunda especial, no entanto, Ogier foi ainda mais rápido, aumentando a vantagem 4,7s. Seis segundos separaram os 2 GR Yaris Rally1 durante a noite com mais de 9,4s para o piloto em terceiro.

Kalle Rovanperä arrancou com um bom ritmo na defesa do título do campeonato mundial terminando o primeiro dia em quinto a 17,1s da liderança. Takamoto Katsuta, aos comandos do quarto GR Yaris Rally1 Hybrid novamente no programa de desafio TGR WRC, foi o quarto mais rápido na primeira especial, mas devido a uma situação com o travão de mão, durante a segunda especial, caiu para nono da geral.

Ogier continuou a definir o ritmo ao longo das 3 especiais durante a manhã de sexta-feira, apesar de um problema com a unidade híbrida fornecida a todas as equipas, e que o obrigou a conduzir sem o impulso adicional nas duas últimas especiais.

O companheiro de equipa Elfyn Evans permaneceu perto de Ogier nas duas primeiras especiais, mas em SS5 perdeu 40 segundos e caiu para o quinto lugar por causa de um furo no pneu traseiro direito. Lutou à tarde, e conseguiu ser o mais rápido em SS6. Uma especial em que os 4 GR Yaris Rally1 Hybrid conseguiram os 4 melhores tempos.

Ogier foi o mais rápido mais uma vez em SS7 antes de Rovanperä conquistar, no final do dia, a sua primeira vitória numa especial esta época. Rovanperä terminava o dia em segundo lugar e encurtava assim a vantagem para o líder, Ogier ficou com 36s de vantagem sobre Rovanperä. Takamoto Katsuta terminou o dia em sétimo lugar da geral.

Sábado foi o dia mais longo da prova, em termos de distância competitiva (111,78 km). A série de vitórias consecutivas do GR Yaris Rally1 Hybrid no início da época chegou a 11, já que dominou durante o ciclo matinal de três especiais. Rovanperä e o seu co-piloto Jonne Halttunen conquistaram a 100ª vitória em especiais no Mundial de Ralis da FIA na primeira especial do dia (SS9) e somou outra em SS11. Ogier e seu co-piloto Vincent Landais foram os mais rápidos em SS10 e terminaram a manhã, meio minuto à frente do seu jovem companheiro de equipa no outro GR Yaris Rally1 Hybrid.

Ogier aproveitou a sua vantagem para evitar riscos desnecessários à tarde, Rovanperä conquistou uma vitória impressionante na última especial noturna do dia, onde foi 6,7s mais rápido do que qualquer outro. Terminando o dia a 16s do líder Ogier e a 16s do terceiro.

Elfyn Evans continuou a lutar para recuperar o tempo perdido na sexta-feira, subindo para o quarto lugar da geral. Takamoto Katsuta subiu uma posição, terminando o dia em sexto lugar da geral.

No domingo, Ogier geriu a sua vantagem durante as 4 especiais e terminou com uma margem de 18,8s para Kalle Rovanperä que venceu a Power Stage final, conseguindo maximizar o seu segundo lugar da geral. Elfyn Evans manteve o 4º lugar conseguindo pontos importantes para a equipa. Takamoto Katsuta manteve o sexto lugar.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALI DE MONTE CARLO 2023 (Informação de domingo 15:00 www.WRC.com)

1 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 3h12h02m.0s

2 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +18.8s

3 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +44.6s

4 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1m12.4s

5 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1 HYBRID) +2m34.9s

6 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +3m32.6s

7 Dani Sordo/Cándido Carrera (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +3m47.5s

8 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +3m51.3s

9 Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Škoda Fabia RS Rally2) +10m03.4s

10 Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2) +10m07.9s